Blog

A maneira como seu filho brinca oferece pistas importantes sobre seu desenvolvimento

17/05/2019

Quando brincamos com nossos filhos, podemos avaliar uma série de fatores que indicam ou não prejuízos na comunicação, na interação social, nos comportamentos e no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, dando pistas importantes sobre a possibilidade de eventuais condições do neurodesenvolvimento como autismo entre outras.

Durante o brincar podemos observar, por exemplo:

– A capacidade de dar funções adequadas aos brinquedos e utensílios;

– Falhas na imaginação, na capacidade de abstrair, de imitar, de brincar de “faz-de-conta”;

– Preferência por um único brinquedo ou determinada brincadeira;

– Se há dificuldade em compartilhar brincadeiras especialmente se houver crianças da mesma idade, se demonstra prazer em brincar com o “outro”;

– Se apresenta preferência por brincar sozinho e isolado dos demais;

– Dificuldade em compreender jogos, regras e comandos;

– Se há habilidade em nomear e dar significado aos brinquedos, brincadeiras;

– Se reconhece seu nome e atende quando chamado;

– Repertório verbal. Se a criança ainda não tiver desenvolvido a comunicação verbal, podemos observar sua comunicação não verbal como apontar para o que quer, gesticular com intenção comunicativa;

– Se reconhece partes do seu corpo ou de um boneco ou “bichinho”;

– Conseguimos observar questões de coordenação motora fina e grossa durante brincadeiras como encaixes, quebra-cabeça, quando brincam de “comidinha”;

– Atividades de colorir, desenhar nos dão pistas motoras e podem nos auxiliar no entendimento da relação da criança consigo mesma e com seu universo;

– Se consegue alternar de uma brincadeira para outra sem se mostrar irritada com mudanças repentinas;

– Presença ou não de estereotipias;

– Podemos ainda observar questões de hipersensibilidade, se a criança tem, por exemplo, problemas com texturas, temperaturas, cores, odores, ruídos do ambiente;

– Se é desatenta ou apresenta hiperfoco (quando se concentra demais em determinada atividade com dificuldade na atenção compartilhada);

– Como a criança senta, se levanta, anda, corre também nos fornece dados relevantes sobre seu desenvolvimento, tônus e força muscular, coordenação, propriocepção ( ex.sentar em W, marcha na ponta dos pés ou com base alargada);

– Alterações visuais, táteis, auditivas, gustativas também podem ser avaliadas em uma brincadeira;

– Agitação e inquietude excessivas, impulsividade, agressividade são comportamentos que facilmente ficam evidentes, se presentes, durante uma brincadeira.

Você ainda tem dúvidas do quanto é importante brincar com seu filho?! .

Além de oferecer pistas sobre o desenvolvimento da criança, o brincar é uma importante ferramenta terapêutica. Durante a brincadeira (dirigida ou não), conseguimos fazer com que a criança desenvolva muitas habilidades e autonomia, além de reforçar o vínculo entre pais e filhos.

Mamães e papais, no momento de brincar com seus filhos, estejam inteiramente com eles e desfrutem desse momento de intenso amor e aprendizado!!!

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Dicas para o desfralde no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dicas para o desfralde no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

🧷O desfralde é uma fase extremamente importante na vida da criança por estar relacionado ao controle sobre algo que é dela. Envolve autopercepção, maturidade emocional e da musculatura dos esfíncteres anal e vesical. O período de desfralde considerado normal é a...

ler mais
Estresse tóxico na infância

Estresse tóxico na infância

O estresse tóxico é definido como um estresse elevado, contínuo, que pode causar danos irreparáveis ao cérebro em desenvolvimento especialmente de crianças pequenas, impactando negativamente em todas as áreas de funcionamento, além de aumentar os riscos para doenças...

ler mais
Desenvolvimento e Autoestima

Desenvolvimento e Autoestima

Crianças com autoestima elevada dispõem-se a arriscar mais, são mais curiosas, motivadas, exploradoras e apresentam maior capacidade de enfrentamento. É importante para o desenvolvimento e fortalecimento emocional certo grau de desafio e frustração. Deve haver um...

ler mais
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O abuso sexual é o ato praticado por um agente violador, possuidor ou não de autoridade sobre o menor, usando-o para satisfazer seu desejo sexual. É toda e qualquer ação...

ler mais
Nutrição e os primeiros anos de vida

Nutrição e os primeiros anos de vida

A nutrição nos primeiros anos de vida representa uma oportunidade única de impactar positivamente o futuro de nossos “pequenos” em relação aos mais diversos aprendizados e desenvolvimento global: neuropsicomotor, social, pôndero-estatural, saúde física e mental. Uma...

ler mais
Apraxia de fala e Transtorno do Espectro Autista

Apraxia de fala e Transtorno do Espectro Autista

A Apraxia de Fala, pode ser uma comorbidade no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Se presente, aumenta as dificuldades para aquisição da fala e fala inteligível. O diagnóstico diferencial ou comórbido pode ser difícil e exige atenção às particularidades de cada...

ler mais
Desenvolvimento pós-natal

Desenvolvimento pós-natal

Com o nascimento o cérebro pode apresentar funcionamento típico ou já apresentar funcionamento ou predisposição a um funcionamento atípico. Há uma programação genética, porém, para que a criança alcance todo o seu potencial, são necessários estímulos e nutrição...

ler mais
Neurodesenvolvimento, genética e ambiente

Neurodesenvolvimento, genética e ambiente

Neurodesenvolvimento envolve o desenvolvimento do sistema nervoso e sua interação com o meio desde as fases mais iniciais e inclui competências motoras, sensoriais, de linguagem e comunicação, comportamentos, competências cognitivas verbais e não verbais, afetos e...

ler mais