O bullying corresponde à prática de atos intencionais de violência, física ou psicológica, cometidos por um ou mais agressores contra um indivíduo ou grupo. Pode gerar prejuízos significativos na vida de muitas crianças e adolescentes, tendo eles desenvolvimento típico ou atípico.
Porém, vale destacar que crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são mais vulneráveis a situações de bullying devido às próprias particularidades da condição, como dificuldades de comunicação e interação social; interesses mais restritos; dificuldades em compreender pistas sociais, o fato de muitas vezes serem ingênuos e/ou sinceros “demais”; presença de estereotipias; dificuldades em regular as emoções etc.
Costuma ainda ser mais difícil identificar que uma criança/um adolescente com TEA está sendo alvo de bullying. Isso porque eles podem ter maiores dificuldades na compreensão acerca do ambiente, em relatar os fatos e se expressarem sobre como se sentem em relação às situações que têm vivenciado. Pais/responsáveis, educadores, profissionais da saúde devem estar muito atentos, inclusive “a tudo aquilo que não é dito”, como mudanças no comportamento, queda no rendimento escolar etc.
As possíveis consequências de bullying no TEA são: crises mais intensas e frequentes; maior recusa em frequentar ambientes com demanda social; queda do aproveitamento nas terapias e na escola; distúrbios de sono e alimentares; medo excessivo; agravamento das estereotipias; comorbidades como ansiedade, depressão, pensamentos suicidas, entre outras.
O impacto do bullying na autoestima, socialização, aprendizado, saúde mental e qualidade de vida da criança/adolescente com TEA e de suas famílias pode ser devastador.
Além do acompanhamento psicológico junto à vítima, é preciso pensar em medidas de combate/prevenção a esses atos. A sociedade e, em especial, as escolas (ambiente mais associado com bullying) devem estar dispostas a atuar na prevenção, colocando em pauta assuntos relacionados ao respeito às diferenças, a empatia e a acolhimento.