Blog

Carnaval X TEA

21/02/2020

O carnaval está aí. E a palavra-chave para esse período é RESPEITO, o que vale tanto para neurotípicos quanto para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nem todo mundo gosta da folia e isso deve ser respeitado. Porém, há quem goste de curtir em meio a festas, em uma viagem…

Se pensarmos particularmente nas crianças e adolescentes com autismo,  alguns pontos importantes devem ser levados em consideração, como as questões sensoriais especialmente as hipersensibilidades, dificuldades em lidar com lotação, mudanças de rotina e até confetes e fantasias podem ser um desafio. Nesses casos, é preciso usar de bom senso. Os pais conhecem seu filho, suas particularidades e podem planejar com antecedência a melhor maneira de curtirem o carnaval em família, para isso, é interessante pedir o apoio da equipe que o assiste para auxiliar neste planejamento.
Usar da previsibilidade, criatividade e trabalhar com pistas visuais sempre ajuda muito, possibilitando inclusive introduzir novidades na rotina, como uma viagem e até uma ida a um bloco de carnaval.
Ressalto aqui que devemos estar atentos sempre à segurança do seu filho. Sabemos que muitos não têm noção de perigo, são buscadores sensoriais e podem facilmente se expor a situações de perigo.
O carnaval pode ser também tempo de oportunidades de experiências prazerosas que possibilitem novos aprendizados.

Comecei falando e finalizo meu texto falando sobre respeito! Acredito que esse seja o caminho para um carnaval com momentos incríveis ao lado de quem amamos, afinal, é isso que mais importa!

Um excelente carnaval para todos… com muita alegria, responsabilidade, segurança, respeito e muito amor!

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Lobo temporal e cérebro feminino: impactos no TEA

Lobo temporal e cérebro feminino: impactos no TEA

Já se reconhece que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em meninas/mulheres, especialmente no caso daquelas que se encontram no espectro nível 1 de suporte, é mais desafiador, por diferentes motivos. Um dos grandes fatores que contribuem para isso...

ler mais
Como será o futuro do meu filho com TEA?

Como será o futuro do meu filho com TEA?

✅ Não é fácil pensarmos no futuro das crianças e adolescentes que estão no espectro do autismo. Podemos ficar preocupados com aspectos relacionados à independência, autonomia, segurança, inclusão, entre outros. ✅ Não há garantias quando falamos em futuro, e isso vale...

ler mais
Carnaval, crianças e TEA

Carnaval, crianças e TEA

Para algumas famílias, carnaval é tempo de curtir juntos a amigos e família, ou ainda, de viajar. 🎊🏖️ Porém, aquelas que têm filhos pequenos ou adolescentes precisam de cuidado redobrado nessa época do ano em que mais gente sai às ruas. Isso vale tanto para quem vai...

ler mais
Transtorno do Espectro Autista na CID-11

Transtorno do Espectro Autista na CID-11

🚨Atualização: No relatório final do site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), não consta o código 6A02.4. site: https://icd.who.int/browse11/l-m/en 🧩Dessa forma constam os seguintes códigos para TEA na CID 11. 6A02 – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)...

ler mais
“O mundo pede saúde mental”

“O mundo pede saúde mental”

O mundo pede saúde mental”. Esse é o alerta da campanha Janeiro Branco de 2022, que chega, mais uma vez, com o objetivo de colocar em pauta questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental. É um convite para que possamos estar atentos à nossa própria saúde mental e...

ler mais

Natal: dicas para crianças com autismo

O período de fim de ano traz à tona aspectos importantes relacionados a particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso porque, acontecimentos e preparativos relacionados às festas de Natal e de Réveillon podem afetar, por diferentes motivos, crianças e...

ler mais
Autismo “leve” X Autismo “severo”

Autismo “leve” X Autismo “severo”

Muitas pessoas com autismo nível 1 (“leve”) relatam o quanto seus desafios costumam ser ignorados ou não valorizados. Isso se aplica ainda mais às meninas e mulheres no espectro nível 1. Da mesma maneira, autistas no nível 3 de suporte (“severo”) podem ter suas...

ler mais