Mídia

Como identificar e lidar com o autismo na escola?

17/04/2019

Crianças e adolescentes em fase escolar permanecem muitas horas do seu dia na escola. Este é um ambiente em que os educadores e pessoas ali envolvidas deveriam ser capacitados a perceber alguns comportamentos não habituais e atrasos do desenvolvimento. Em alguns casos, os educadores podem notar sinais antes mesmo dos pais, e informar os responsáveis é essencial e pode ser fator decisivo para que eles busquem ajuda para diagnosticar transtornos ou condições do neurodesenvolvimento.

Os sinais podem ser percebidos desde cedo na escola: a criança evita contato visual com a professora ou com os pares; não segue instruções individuais e coletivas; não aponta para o que quer; não sabe dar “tchau”; pode ter dificuldade para se alimentar sozinha, entre outros.

É essencial destacar que a Lei Federal n 12.764/2012de 27/12/2012 (Lei Berenice Piana) prevê, entre outros pontos, que nenhuma escola pública ou particular pode negar a matrícula de um autista.

Toda criança ou adolescente com TEA apresentará necessidades individuais. Dessa forma, o médico e a equipe multiprofissional (que estiverem assistindo o aluno) e a família deverão avaliar as necessidades no ambiente escolar, podendo recorrer a um acompanhante especializado, reforço pedagógico e/ou material adaptado.

Para educadores, ensinar uma criança com TEA é um desafio, mas é, também, muito recompensador, afinal, ele estará fazendo uma diferença incrível na vida desta criança ou adolescente. Confira orientações que podem ajudar neste processo e saiba mais sobre as características do autismo na escola no meu novo artigo para o @blogmundomae (link na bio).

Últimas publicações

TDAH e desafios da pandemia, Portal SB24horas

TDAH e desafios da pandemia, Portal SB24horas

Matéria minha publicada no Portal SB24horas sobre TDAH neste momento de pandemia da COVID19. Como vocês estão lidando com os desafios atuais nas suas casas? Link: https://sb24horas.com.br/transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah-e-desafios-na-pandemia/...

ler mais
Autismo e Coronavírus, no site Mais Expressão

Autismo e Coronavírus, no site Mais Expressão

Matéria do site Mais Expressão para a qual contribui falando sobre o manejo das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista durante o isolamento social a que fomos submetidos devido à pandemia do coronavírus. Matéria disponível no site:...

ler mais
Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Revista Psiqué

Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Revista Psiqué

Fui convidada pela Revista Psiqué para falar sobre o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Na matéria destaquei os principais sinais e sintomas em crianças e adolescentes, a importância de um diagnóstico precoce assim como uma intervenção especializada envolvendo a...

ler mais
Uso da melatonina nos casos de distúrbios de sono no autismo

Uso da melatonina nos casos de distúrbios de sono no autismo

Matéria pulicada no portal Agora-TO com informações minhas a respeito do uso da melatonina nos casos de distúrbios de sono no autismo. Fico feliz sempre em poder contribuir com veículos neste objetivo de falarmos cada vez mais sobre o autismo a fim de democratizar...

ler mais