Blog

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

18/01/2024

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas?

A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser necessárias adaptações no ambiente escolar.

Vale destacar que temos crianças que retornarão às aulas na mesma escola, as que foram para uma nova escola e aquelas que estão iniciando essa jornada. Em todos os casos, planejamento é palavra-chave. Abaixo, algumas dicas de preparar uma criança autista para a volta às aulas.

E minha orientação de ouro: acalmem seus corações! Confiem em suas escolhas! Lembrem-se que um ambiente escolar acolhedor e humanizado garante inúmeras possibilidades de aprendizado e desenvolvimento social e relacional para a criança autista.

Rotina

– Iniciar ajustando ou reajustando horário de dormir e acordar, bem como de se alimentar, tomar banho etc. Fazer essa preparação com pelo menos 1 semana de antecedência.

Previsibilidade

– Dar previsibilidade sobre o retorno/início das aulas, conversando e usando rotinas visuais, fotos.

– Organizar junto à criança todos os materiais e roupas associados à escola, aproveitando a oportunidade para gerar boas expectativas. Vale falar sobre a importância da escola, das coisas que irá aprender, das pessoas etc.

– Para as crianças que estão retornando na mesma escola, é legal relembrar nomes e mostrar fotos dos colegas de sala.

– Fazer o caminho casa-escola de carro ou a pé pode ser uma boa estratégia para abordar e prepará-las para a volta às aulas.

– Antecipar novidades é importante. A criança está mudando de escola? Vai ter uma nova professora? Vão entrar novos colegas na sala? O ritmo de aprendizado será mais intenso a partir de agora?

– Para as que vão para uma nova escola, é essencial apresentar o espaço. Se possível, combine com a equipe escolar de a criança conhecer alguns professores e profissionais com os quais ela terá mais contato.

– Caso não seja possível conhecer os coleguinhas de classe com antecedência pessoalmente, é interessante que isso seja feito por fotos.

Planejamento e diálogo

– Discuta antecipadamente com a escola possíveis adaptações, como ajustes no ambiente, estratégias de ensino diferenciadas, se há ou não necessidade de uma AT (acompanhante terapêutica). Se a criança tiver em acompanhamento, é interessante que a supervisora do caso vá até a escola nessa etapa.

– Por vezes, pode ser necessário um período de adaptação, com a criança ficando por menos tempo na escola nos dias iniciais.

– Se a criança tiver algum objeto de conforto, converse com a escola para que ela possa levá-lo.

– No dia a dia, sempre explique para a criança o que ocorrerá na escola, quais aulas terá etc. Para esse e outros pontos, é essencial que os pais/cuidadores mantenham um diálogo contínuo com a escola.

– Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça o máximo possível a criança! Entregue à equipe escolar um material contendo informações pessoais, como, por exemplo, questões alimentares, coisas que ela gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer etc.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Transtorno de Humor Bipolar e Transtorno do Espectro Autista

Transtorno de Humor Bipolar e Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno Bipolar - TB (alterações de humor com episódios depressivos e especialmente de mania) é relativamente comum entre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com uma prevalência de até 27%. Embora essa relação ainda não esteja totalmente elucidada,...

ler mais
Transtorno de Humor Bipolar

Transtorno de Humor Bipolar

O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que vão de episódios depressivos a episódios de mania (sintomas relacionados a humor elevado), com ciclos que podem durar de dias até meses. Os critérios diagnósticos do DSM 5 incluem mudanças...

ler mais
Lateralidade – Canhotismo

Lateralidade – Canhotismo

Em torno de 10-12% das pessoas são canhotas, o que está relacionado com a lateralidade e é uma habilidade inata. A determinação da lateralidade parece ter influência genética. Pais destros tem a chance de ter um filho canhoto em torno de 10%; se um dos pais é...

ler mais
Enriquecimento do ambiente

Enriquecimento do ambiente

Enriquecimento do ambiente consiste em oferecer para seus filhos um ambiente rico em experiências e estímulos sensoriais, motores, cognitivos, afetivos e relacionais com o objetivo de potencializar o desenvolvimento em todas as áreas. A ideia é que pais e...

ler mais
Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

Contar histórias além de proporcionar momentos prazerosos em família permite que a criança trabalhe suas emoções e afetos, a linguagem (por exemplo, recontando trechos da história, “adivinhando” o que vai acontecer a seguir, aumentando seu repertório de...

ler mais
Janelas de Oportunidades

Janelas de Oportunidades

Os primeiros anos de vida são períodos sensíveis para a aprendizagem de habilidades, desenvolvimento de aptidões e competências de modo mais facilitado, configurando as chamadas janelas de oportunidades. Janelas de oportunidade são períodos em que o aprendizado de...

ler mais