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Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

18/01/2024

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas?

A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser necessárias adaptações no ambiente escolar.

Vale destacar que temos crianças que retornarão às aulas na mesma escola, as que foram para uma nova escola e aquelas que estão iniciando essa jornada. Em todos os casos, planejamento é palavra-chave. Abaixo, algumas dicas de preparar uma criança autista para a volta às aulas.

E minha orientação de ouro: acalmem seus corações! Confiem em suas escolhas! Lembrem-se que um ambiente escolar acolhedor e humanizado garante inúmeras possibilidades de aprendizado e desenvolvimento social e relacional para a criança autista.

Rotina

– Iniciar ajustando ou reajustando horário de dormir e acordar, bem como de se alimentar, tomar banho etc. Fazer essa preparação com pelo menos 1 semana de antecedência.

Previsibilidade

– Dar previsibilidade sobre o retorno/início das aulas, conversando e usando rotinas visuais, fotos.

– Organizar junto à criança todos os materiais e roupas associados à escola, aproveitando a oportunidade para gerar boas expectativas. Vale falar sobre a importância da escola, das coisas que irá aprender, das pessoas etc.

– Para as crianças que estão retornando na mesma escola, é legal relembrar nomes e mostrar fotos dos colegas de sala.

– Fazer o caminho casa-escola de carro ou a pé pode ser uma boa estratégia para abordar e prepará-las para a volta às aulas.

– Antecipar novidades é importante. A criança está mudando de escola? Vai ter uma nova professora? Vão entrar novos colegas na sala? O ritmo de aprendizado será mais intenso a partir de agora?

– Para as que vão para uma nova escola, é essencial apresentar o espaço. Se possível, combine com a equipe escolar de a criança conhecer alguns professores e profissionais com os quais ela terá mais contato.

– Caso não seja possível conhecer os coleguinhas de classe com antecedência pessoalmente, é interessante que isso seja feito por fotos.

Planejamento e diálogo

– Discuta antecipadamente com a escola possíveis adaptações, como ajustes no ambiente, estratégias de ensino diferenciadas, se há ou não necessidade de uma AT (acompanhante terapêutica). Se a criança tiver em acompanhamento, é interessante que a supervisora do caso vá até a escola nessa etapa.

– Por vezes, pode ser necessário um período de adaptação, com a criança ficando por menos tempo na escola nos dias iniciais.

– Se a criança tiver algum objeto de conforto, converse com a escola para que ela possa levá-lo.

– No dia a dia, sempre explique para a criança o que ocorrerá na escola, quais aulas terá etc. Para esse e outros pontos, é essencial que os pais/cuidadores mantenham um diálogo contínuo com a escola.

– Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça o máximo possível a criança! Entregue à equipe escolar um material contendo informações pessoais, como, por exemplo, questões alimentares, coisas que ela gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer etc.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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