Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas?
A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser necessárias adaptações no ambiente escolar.
Vale destacar que temos crianças que retornarão às aulas na mesma escola, as que foram para uma nova escola e aquelas que estão iniciando essa jornada. Em todos os casos, planejamento é palavra-chave. Abaixo, algumas dicas de preparar uma criança autista para a volta às aulas.
E minha orientação de ouro: acalmem seus corações! Confiem em suas escolhas! Lembrem-se que um ambiente escolar acolhedor e humanizado garante inúmeras possibilidades de aprendizado e desenvolvimento social e relacional para a criança autista.
Rotina
– Iniciar ajustando ou reajustando horário de dormir e acordar, bem como de se alimentar, tomar banho etc. Fazer essa preparação com pelo menos 1 semana de antecedência.
Previsibilidade
– Dar previsibilidade sobre o retorno/início das aulas, conversando e usando rotinas visuais, fotos.
– Organizar junto à criança todos os materiais e roupas associados à escola, aproveitando a oportunidade para gerar boas expectativas. Vale falar sobre a importância da escola, das coisas que irá aprender, das pessoas etc.
– Para as crianças que estão retornando na mesma escola, é legal relembrar nomes e mostrar fotos dos colegas de sala.
– Fazer o caminho casa-escola de carro ou a pé pode ser uma boa estratégia para abordar e prepará-las para a volta às aulas.
– Antecipar novidades é importante. A criança está mudando de escola? Vai ter uma nova professora? Vão entrar novos colegas na sala? O ritmo de aprendizado será mais intenso a partir de agora?
– Para as que vão para uma nova escola, é essencial apresentar o espaço. Se possível, combine com a equipe escolar de a criança conhecer alguns professores e profissionais com os quais ela terá mais contato.
– Caso não seja possível conhecer os coleguinhas de classe com antecedência pessoalmente, é interessante que isso seja feito por fotos.
Planejamento e diálogo
– Discuta antecipadamente com a escola possíveis adaptações, como ajustes no ambiente, estratégias de ensino diferenciadas, se há ou não necessidade de uma AT (acompanhante terapêutica). Se a criança tiver em acompanhamento, é interessante que a supervisora do caso vá até a escola nessa etapa.
– Por vezes, pode ser necessário um período de adaptação, com a criança ficando por menos tempo na escola nos dias iniciais.
– Se a criança tiver algum objeto de conforto, converse com a escola para que ela possa levá-lo.
– No dia a dia, sempre explique para a criança o que ocorrerá na escola, quais aulas terá etc. Para esse e outros pontos, é essencial que os pais/cuidadores mantenham um diálogo contínuo com a escola.
– Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça o máximo possível a criança! Entregue à equipe escolar um material contendo informações pessoais, como, por exemplo, questões alimentares, coisas que ela gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer etc.