Devido à pandemia do Coronavírus as crianças e adolescentes estão sem aula e em casa. É preciso pensar em maneiras de tornar este período mais proveitoso e feliz em família, apesar de estarmos apreensivos. Dicas: checar os estudos, incentivar atividades pedagógicas, trabalhar dificuldades, fazer pesquisas sobre assuntos de interesse, leituras em família, compartilhar interesses, pensamentos e emoções. Propôr atividades que estimulem a capacidade motora auxiliam no entendimento da relação da criança consigo mesma e seu universo. Ex: recortar e colar, desenhar, colorir, chutar bola, brincar com blocos, pular corda e outras que envolvam atividade física. Imitar, brincar de faz de conta oferecem oportunidades ricas de aprendizados. Usem a criatividade!
Brincadeiras sensoriais são especiais. A criança além de se divertir, estimula seus diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. Vale fazer uma caixa de gelatina, picar papel, usar água e esponja, explorar diferentes alimentos, entre outras.
Nem sempre é possível deixar os filhos imunes às telas, mas podemos equilibrar o tempo e usá-las de maneira produtiva e saudável. Alguns aplicativos trazem por ex, jogos, histórias sociais, tours por museus.
Dependendo da idade da criança podemos envolvê-la nas atividades da casa, aumentando sua consciência e responsabilidade.
Crianças e adolescentes com autismo sentem mais as mudanças na rotina. Usar de previsibilidade, pistas visuais, criar novos combinados sempre ajuda. Devemos também pedir para que a equipe multidisciplinar oriente com programas de brincadeiras que possam ser aplicadas de maneira divertida e com técnica.
Brincar sempre nos traz grandes oportunidades de proximidade, carinho e aprendizados.
Precisamos conscientizar e explicar de maneira clara que ficar em casa neste momento, é importante para saúde deles e de todas as pessoas no Brasil.
E tão importante quanto estar disponível nesses dias, é acolher nossas crianças e adolescentes que podem estar assustados e ansiosos com todo esse movimento. Dar atenção, colo, carinho e amor é sempre uma receita infalível!