Blog

Desenvolvimento: cada criança tem seu tempo?

17/06/2021

“Cada criança tem seu tempo, desde que…”

Sabemos o quanto um diagnóstico precoce é determinante em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois permitirá que sejam iniciadas o quanto antes as intervenções, possibilitando ganhos mais efetivos no desenvolvimento da criança e uma melhor qualidade de vida para ela e toda a sua família.

Além de conscientizarmos cada vez mais a sociedade a respeito do autismo, para que pais/responsáveis estejam, entre outros pontos, aptos a suspeitarem dos sinais de alerta para o TEA, necessitamos de profissionais com um olhar treinado para identificar quando algo relacionado ao desenvolvimento da criança não ocorre dentro do esperado.

Muitos pais ao “desconfiarem”de algum atraso ou comprometimento no desenvolvimento de seu filho costumam ouvir que “cada criança tem seu tempo”. De fato, características individuais devem sempre ser respeitadas, porém, “esse tempo” deve estar contido na curva de desenvolvimento típico, ou seja, dentro dos marcos do desenvolvimento (que são habilidades e comportamentos esperados e bem determinados para cada faixa etária).

Nesse sentido, vale destacar o importante papel dos pediatras que, respeitando as particularidades (características genéticas, clínicas, ambientais etc.) de cada criança, deverão, sobretudo, estar atentos aos marcos do desenvolvimento – cognitivo, motor, linguagem, social, e, diante de qualquer desvio nessa curva, encaminhar a criança o quanto antes para investigação e intervenção precoce.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Enriquecimento do ambiente

Enriquecimento do ambiente

Enriquecimento do ambiente consiste em oferecer para seus filhos um ambiente rico em experiências e estímulos sensoriais, motores, cognitivos, afetivos e relacionais com o objetivo de potencializar o desenvolvimento em todas as áreas. A ideia é que pais e...

ler mais
Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

Contar histórias além de proporcionar momentos prazerosos em família permite que a criança trabalhe suas emoções e afetos, a linguagem (por exemplo, recontando trechos da história, “adivinhando” o que vai acontecer a seguir, aumentando seu repertório de...

ler mais
Janelas de Oportunidades

Janelas de Oportunidades

Os primeiros anos de vida são períodos sensíveis para a aprendizagem de habilidades, desenvolvimento de aptidões e competências de modo mais facilitado, configurando as chamadas janelas de oportunidades. Janelas de oportunidade são períodos em que o aprendizado de...

ler mais
PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

Podemos nos comunicar de diversas maneiras e isso permite nos relacionarmos com as pessoas e o mundo ao nosso redor. No Transtorno do Espectro Autista (TEA), há comprometimento em maior ou menor grau na linguagem receptiva, expressiva e na comunicação social. Não...

ler mais