Blog

Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 6 anos e seus sinais de alerta

18/08/2020

Aos 6 anos a criança apresenta habilidades de linguagem bem desenvolvidas, sendo capaz de aprender palavras e fazer frases mais complexas o que aumenta a compreensão da informação verbal; pronuncia melhor as palavras, participa de discussões em grupo, toma a sua vez de falar de forma adequada em conversações, diz claramente o que quer e o que não quer fazer, reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada, apresenta melhor memória auditiva, mostra que é capaz de fazer escolhas e que gosta de ser incluída nas decisões que lhe dizem diretamente respeito, gosta de brincar em grupo. A participação em jogos ajuda a promover a sua personalidade (aprende a saber lidar com a timidez, a submissão, a vaidade, a liderança), com a integração na escola, forma novas amizades e aumenta as suas relações, desenvolve novos interesses, começa a ser alfabetizado. É capaz de desempenhar pequenas tarefas como colocar talheres à mesa, ajudar em pequenos cuidados com um irmão mais novo, entre outras. Consegue chutar uma bola em movimento, apresenta boa coordenação motora global e fina, faz boa preensão e pegada no lápis ou caneta.

Fique alerta se a criança de 6 anos não fala ou fala porém não se comunica socialmente, não apresenta intenção ou iniciativa comunicativa ou fala somente de assuntos de interesse, apresenta prejuízos na interação social e no contato visual, faz ecolalias, estereotipias, é literal, tem baixa tolerância a frustrações e à mudanças de rotina, apresenta alterações sensoriais, é desatento, inquieto demais, apresenta dificuldades pedagógicas e alteração de tônus muscular, não executa pequenas tarefas de AVD/s.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Atenção compartilhada

Atenção compartilhada

A atenção compartilhada (AC) é a habilidade de coordenar a atenção entre dois parceiros comunicativos sociais em relação a um terceiro referencial externo, como um objeto, atividade (Tomasello, 2003), engajando, assim, em uma mesma atividade com o outro,...

ler mais
Transtornos do neurodesenvolvimento

Transtornos do neurodesenvolvimento

Os Transtornos do neurodesenvolvimento são condições que ocorrem devido a alterações no desenvolvimento cerebral que persistem ao longo da vida. Características dos Transtornos do neurodesenvolvimento ✔️ sintomas têm início precoce, antes da idade escolar; ✔️ déficits...

ler mais
Sinais de alerta para autismo nos 2 primeiros anos de vida

Sinais de alerta para autismo nos 2 primeiros anos de vida

Quando falamos em Transtorno do Espectro Autista, logo alertamos para a importância do diagnóstico e intervenções precoces, pensando, sobretudo, em aproveitar as janelas de oportunidades da primeira infância, período em que o cérebro se encontra mais “plástico” (ou...

ler mais
Capacidade de atenção

Capacidade de atenção

O tempo estimado no qual uma criança consegue se manter atenta e concentrada em uma atividade é de 3 a 5 minutos por ano da criança. Conforme os anos passam, esse período de atenção deve aumentar. Não devemos avaliar o tempo de atenção quando a criança está na TV ou...

ler mais
AVC e o risco para criançase adolescentes

AVC e o risco para criançase adolescentes

O que é AVC O acidente vascular cerebral pode ser decorrente de um sangramento cerebral (AVC hemorrágico), de uma interrupção do fluxo sanguíneo arterial para uma ou mais áreas cerebrais (AVC isquêmico) ou por uma obstrução venosa cerebral (trombose venosa cerebral,...

ler mais
O que é gagueira?

O que é gagueira?

A gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, no qual há uma dificuldade do cérebro em sinalizar o término de um som ou sílaba e passar para o som seguinte. A gagueira não é um hábito adquirido, tampouco um comportamento voluntário. A criança não...

ler mais
Benefícios do brincar para adultos

Benefícios do brincar para adultos

Os benefícios do brincar não se restringem apenas ao período da infância. Brincar com as crianças flexibiliza pensamentos e emoções, estimula o senso de humor, a criatividade, o trabalho em equipe e as relações sociais, habilidades importantes nos mais diversos...

ler mais
O que saber sobre a masturbação infantil

O que saber sobre a masturbação infantil

A masturbação infantil, de forma geral, nada mais é do que uma descoberta para a criança e é natural do desenvolvimento. Algumas crianças, em especial após o desfralde, começam a explorar mais suas partes íntimas podendo descobrir sensações novas de prazer, mas sem...

ler mais
Autoflagelação – Como agir?

Autoflagelação – Como agir?

A autoflagelação/automutilação é uma prática que tem tido um aumento significativo entre os adolescentes e jovens e nem sempre recebe a devida atenção. Embora no Brasil ainda não existam dados concretos, sabe-se que a disseminação do assunto no ambiente virtual indica...

ler mais