Blog

Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 7 anos e seus sinais de alerta

21/08/2020

Aos 7 anos a criança possui maior consciência sobre si mesma, está desenvolvendo o sentido ético, já consegue distinguir entre o bem e o mal, certo e errado e não somente em casos que envolvem ela, mas também em situações com outras pessoas; pensa, reflete e elabora antes de agir, preocupa-se em agradar, argumenta bastante. Pode parecer mais introspectiva em alguns momentos para que possa assimilar melhor conteúdos internos e externos, mostra-se mais consciente e sensível às atitudes dos outros, possui boa habilidade motora, ganha mais autonomia. As relações sociais se ampliam mais. Em jogos é competitiva. Tende a se comportar melhor fora de casa e as birras vão desaparecendo. Se orienta no espaço e no tempo, já sabe ver as horas. Na escola já consegue se concentrar um pouco mais e fica motivada para aprender e agradar ao professor, mas pode precisar de ajuda com as tarefas. Nessa fase é esperado que os pequenos já consigam compreender e escrever letras bastão e cursiva, assim como algumas operações matemáticas. Pode apresentar alguns medos.

Fique atento se a criança com 7 anos não demonstra empatia, não interage e/ou se comunica socialmente, se apresenta distúrbios de fala, faz ecolalias, é literal, apresenta comportamentos, interesses e atividades mais restritos e rígidos, baixa tolerância a frustrações ou à mudanças de rotina, se apresenta alterações sensoriais, déficits motores, não tem autonomia para AVD’s, não sabe ler e/ou escrever, não compreende conceitos matemáticos básicos, não tem noção de perigo, faz estereotipias, apresenta prejuízos no contato visual, não sabe diferenciar real do imaginário, não consegue flexibilizar seus pensamentos e emoções, é desatento, inquieto e apresenta comportamentos disruptivos.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Imitação no Autismo

Imitação no Autismo

A imitação é uma habilidade fundamental para a aprendizagem em todas as esferas do desenvolvimento e em qualquer etapa de nossas vidas. Desde bebê aprendemos de acordo com experiências vividas através da observação e imitação. Observando o outro, nossos pares,...

ler mais
Contato visual no autismo

Contato visual no autismo

O contato visual é uma importante via para a comunicação, relações sociais e interpessoais, experiências e aprendizado. Para pessoas com autismo, o contato visual pode ser desconfortável pois fornece muitas informações e hiperestimula um cérebro já hiperexcitado. Já...

ler mais
Sentar em W

Sentar em W

Sentar em W é quando a criança se senta com os joelhos dobrados para frente e as pernas esticadas para os lados e os pés posicionados para fora dos quadris, em forma de “W”. Esse sentar é uma das posturas que a criança assume ao brincar e só passa a ser um problema...

ler mais
Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio

Setembro amarelo é uma campanha brasileira de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Neste ano enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. O número de casos de suicídio e tentativas...

ler mais
Autismo e a inclusão escolar

Autismo e a inclusão escolar

A inclusão escolar não é só um desejo, mas um direito da pessoa com autismo. Nenhuma escola, pública ou privada, pode negar a matrícula de um autista ou cobrar por um professor auxiliar ou mediador escolar, quando necessário. Inclusão escolar não significa inserir a...

ler mais
Transtorno de Ansiedade de Separação

Transtorno de Ansiedade de Separação

A ansiedade de separação é decorrente de um medo intenso, exagerado de se separar, perder uma pessoa importante do seu vínculo, geralmente um dos pais ou cuidador (mais frequentemente a mãe). A prevalência em crianças e adolescentes é de 4% e mais em meninas. Se...

ler mais
Hiperlexia e Autismo

Hiperlexia e Autismo

A hiperlexia é definida especialmente pela capacidade de leitura precoce de uma criança, geralmente associada a fascínio por letras e números. Algumas, começam a identificar letras e números por volta dos 18 meses a 2 anos e entre 2-3 anos começam a ler palavras de...

ler mais
Autismo na Adolescência

Autismo na Adolescência

A adolescência é uma fase de transição importante, que envolve aspectos físicos, hormonais, mentais e sociais. Isso acontece com todos adolescentes, com autismo ou não. A maneira como os adolescentes com autismo irão vivenciar esta fase dependerá de questões...

ler mais
A química do amor

A química do amor

Sim, AMOR É QUÍMICA! Quando dizemos que o amor causa arrepios, acelera o coração, faz as mãos suarem, entre outras coisas, não dizemos isso no sentido figurado. Esses sintomas e outros são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa...

ler mais
Psicopatologia de pais e mães de autistas

Psicopatologia de pais e mães de autistas

Esta revisão e meta-análise publicada em 09/05/19 na Revista científica internacional AUTISM, é a primeira a fornecer estimativas de prevalência de distúrbios psicológicos em pais de crianças com transtorno do espectro autista. ✔️O apoio e suporte aos pais é tão...

ler mais