Blog

Gaming Disorder

26/01/2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou a 11ª edição da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde -CID-11 (instrumento necessário para se avaliar o estado de bem-estar de uma população ou de um país) em 18 de junho de 2018.

A nova edição entrará em vigor em 1º de janeiro de 2022 e traz uma novidade: a inclusão do Gaming disorder (6C51). Tal inclusão está despertando o interesse e ganhando mais espaço na mídia, pois o uso de eletrônicos e o ambiente digital na pandemia passaram a representar uma realidade mais presente nas famílias.

A CID-11 define esse quadro como “Padrão de comportamento persistente ou recorrente de jogos (jogos digitais ou videogames) on-line ou off-line, manifestado por:

1) controle prejudicado sobre o jogo (por exemplo, início, frequência, intensidade, duração, término, contexto);
2) prioridade crescente dada ao jogo, na medida em que o jogo tem precedência sobre outros interesses da vida e atividades diárias;
3) continuação ou escalada da prática de jogar, apesar da ocorrência de consequências negativas.”

O padrão de comportamento é de gravidade suficiente para resultar em prejuízo significativo nas áreas pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional, ou outras áreas importantes de funcionamento. Tal padrão pode ser contínuo ou episódico e recorrente.

O comportamento de jogo e outras características são evidentes durante um período de pelo menos 12 meses para que um diagnóstico seja atribuído, embora a duração necessária possa ser encurtada se todos os requisitos do diagnóstico forem cumpridos e os sintomas forem severos.

Critérios de exclusão: jogos perigosos e transtorno bipolar do tipo I e II.

Fonte: https://icd.who.int/en

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Lobo temporal e cérebro feminino: impactos no TEA

Lobo temporal e cérebro feminino: impactos no TEA

Já se reconhece que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em meninas/mulheres, especialmente no caso daquelas que se encontram no espectro nível 1 de suporte, é mais desafiador, por diferentes motivos. Um dos grandes fatores que contribuem para isso...

ler mais
Como será o futuro do meu filho com TEA?

Como será o futuro do meu filho com TEA?

✅ Não é fácil pensarmos no futuro das crianças e adolescentes que estão no espectro do autismo. Podemos ficar preocupados com aspectos relacionados à independência, autonomia, segurança, inclusão, entre outros. ✅ Não há garantias quando falamos em futuro, e isso vale...

ler mais
Carnaval, crianças e TEA

Carnaval, crianças e TEA

Para algumas famílias, carnaval é tempo de curtir juntos a amigos e família, ou ainda, de viajar. 🎊🏖️ Porém, aquelas que têm filhos pequenos ou adolescentes precisam de cuidado redobrado nessa época do ano em que mais gente sai às ruas. Isso vale tanto para quem vai...

ler mais
Transtorno do Espectro Autista na CID-11

Transtorno do Espectro Autista na CID-11

🚨Atualização: No relatório final do site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), não consta o código 6A02.4. site: https://icd.who.int/browse11/l-m/en 🧩Dessa forma constam os seguintes códigos para TEA na CID 11. 6A02 – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)...

ler mais
“O mundo pede saúde mental”

“O mundo pede saúde mental”

O mundo pede saúde mental”. Esse é o alerta da campanha Janeiro Branco de 2022, que chega, mais uma vez, com o objetivo de colocar em pauta questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental. É um convite para que possamos estar atentos à nossa própria saúde mental e...

ler mais

Natal: dicas para crianças com autismo

O período de fim de ano traz à tona aspectos importantes relacionados a particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso porque, acontecimentos e preparativos relacionados às festas de Natal e de Réveillon podem afetar, por diferentes motivos, crianças e...

ler mais
Autismo “leve” X Autismo “severo”

Autismo “leve” X Autismo “severo”

Muitas pessoas com autismo nível 1 (“leve”) relatam o quanto seus desafios costumam ser ignorados ou não valorizados. Isso se aplica ainda mais às meninas e mulheres no espectro nível 1. Da mesma maneira, autistas no nível 3 de suporte (“severo”) podem ter suas...

ler mais