Blog

Importância da IMITAÇÃO para o aprendizado de HABILIDADES SOCIAIS

24/11/2021

Vocês já ouviram falar sobre a importância da IMITAÇÃO para o aprendizado de HABILIDADES SOCIAIS?🤷🏻‍♀️

➡️Habilidades sociais são comportamentos aprendidos em contato com o meio e que procuram adaptar o indivíduo a seu ambiente. Nossos repertórios comportamentais são, em grande parte, aprendidos pela observação e imitação. Dessa forma, podemos imitar gestos e expressões faciais, ações, sons, fala, comportamentos em geral.

Pensando mais especificamente na infância, é através da imitação que as crianças aprendem a brincar compartilhado, imitam comportamentos sociais (como cumprimentar, dar tchau e muito mais), desenvolvem a teoria da mente, entre outros aprendizados.
Portanto, a IMITAÇÃO É UM PRÉ-REQUISITO ESSENCIAL para a COMUNICAÇÃO SOCIAL e HABILIDADES SOCIAIS, favorecendo assim, a INTERAÇÃO SOCIAL.

Bebês já são capazes de imitar expressões faciais desde muito pequenininhos, o que sugere capacidade de fazer a representação mental das expressões imitadas. A imitação está relacionada em parte aos neurônios-espelho distribuídos em regiões importantes do cérebro, como o córtex pré-motor e áreas de linguagem. Estes neurônios são capazes de simular ou imitar uma ação que estamos vendo e disparam no cérebro, tanto quando desempenhamos uma ação, como quando vemos os outros fazerem.

⚠️Déficits na motivação social e atenção presentes no espectro autista, além de falha na ativação dos neurônios espelho, comprometem a capacidade de imitação em crianças com TEA, impactando negativamente nas interações sociais.

TRABALHAR A IMITAÇÃO DEVE SER UMA PRIORIDADE NO AUTISMO, pois essa habilidade contribuirá para a aquisição de repertórios comportamentais importantes, não só para habilidades sociais, como também, para o desenvolvimento motor, cognitivo, de comunicação e autonomia.

Além de programas de ensino direcionados, podemos (e devemos) ensinar a criança a imitar no seu contexto natural, como em rotinas de jogos, atividades diárias, na escola (ambiente que propicia oportunidades de imitação entre os pares), entre outros.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Transtorno de Pânico e Transtorno do Espectro Autista

Transtorno de Pânico e Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno de Pânico (TP) é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados (podendo ocorrer mais de 1x no dia) e em pelo menos um dos ataques foi seguido por 1 mês ou mais de preocupação persistente de ter novo ataque e/ou alteração comportamental...

ler mais
Ataque de pânico em crianças

Ataque de pânico em crianças

📌Ataque de pânico é uma crise de intenso medo e/ou ansiedade que atinge seu pico de intensidade em torno de 10 minutos e dura por volta de 10 a 30 minutos, acompanhada de sintomas físicos. Embora “breve”, parece durar uma eternidade. É mais frequente em adultos e...

ler mais
Ataques de pânico noturnos em crianças

Ataques de pânico noturnos em crianças

Ataques de pânico podem ocorrer em qualquer momento do dia, porém, os noturnos apresentam algumas particularidades. Se diferenciam dos diurnos exatamente por serem ainda mais inesperados (sem qualquer previsibilidade sobre sinais que o antecedem). O ataque de pânico...

ler mais
Tratamento no TDAH

Tratamento no TDAH

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é o transtorno neurobiológico mais comum da infância e frequentemente acompanha o indivíduo até a fase adulta. Seu diagnóstico é clínico e possui critérios operacionais bastante claros e definidos. Possui 3...

ler mais
Transtorno do Estresse Pós-Traumático e TEA

Transtorno do Estresse Pós-Traumático e TEA

O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) se apresenta como reação a um evento traumático e envolve memórias recorrentes e intrusivas do(s) evento(s), com consequente entorpecimento emocional, aumento da tensão e do estado de alerta. Geralmente se inicia nos...

ler mais
Síndrome de Rett e Transtorno do Espectro Autista

Síndrome de Rett e Transtorno do Espectro Autista

🧬A Síndrome de Rett (SR) é uma condição do neurodesenvolvimento relativamente rara, genética, ligada ao X, não hereditária, com prevalência em torno de 1/10-20 mil meninas. É associada a mutações no gene MECP2, localizado no cromossomo X, responsável pela produção de...

ler mais
Síndrome de Rubinstein-Taybi

Síndrome de Rubinstein-Taybi

🧬A Síndrome de Rubinstein-Taybi (SRT), é uma síndrome rara, com prevalência estimada em 1:125 mil nascidos vivos. Observam-se baixa estatura, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, polegares e hálux alargados e angulados, deficiência intelectual, frequentemente...

ler mais
Síndrome Gand e Transtorno do Espectro Autista

Síndrome Gand e Transtorno do Espectro Autista

A Síndrome GAND é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem genética, caracterizado por atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e do desenvolvimento intelectual, de moderado a grave. 🧬As crianças evoluem com atraso na aquisição da fala e podem manifestar...

ler mais
Síndrome de Dravet

Síndrome de Dravet

A Síndrome de Dravet (SD) ou epilepsia mioclônica grave da infância é uma forma rara e grave de epilepsia, de origem genética, com crises epilépticas de difícil controle geralmente refratárias a fármacos antiepilépticos, acompanhadas por déficits em várias áreas do...

ler mais
Seu filho consegue permanecer sentado?

Seu filho consegue permanecer sentado?

Ser capaz de permanecer sentado é uma importante habilidade de aprendiz, um comportamento pré-requisito para inúmeros aprendizados, incluindo habilidades acadêmicas como leitura e escrita, além de ser um comportamento socialmente relevante. Precisamos permanecer...

ler mais