Blog

Lobo temporal e cérebro feminino: impactos no TEA

12/03/2023

Já se reconhece que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em meninas/mulheres, especialmente no caso daquelas que se encontram no espectro nível 1 de suporte, é mais desafiador, por diferentes motivos.

Um dos grandes fatores que contribuem para isso diz respeito a diferenças (mesmo que sutis) no funcionamento cerebral feminino, sendo que, em relação ao TEA, destaca-se a maior densidade de neurônios em áreas relacionadas à linguagem (que contempla característica central no TEA), associada à maior habilidade para imitação, habilidades sociais, comunicativas e empatia (SKUSE, 2009).

Estudos relatam que o cérebro feminino conta com uma densidade maior de neurônios no lobo temporal, área que está diretamente relacionada a questões perceptivas, cognitivas e emocionais – que estão comprometidas no TEA.

No lobo temporal, a área facial fusiforme é responsável pelo reconhecimento e distinção de expressões faciais, essenciais para compreender estados mentais e predizer o comportamento dos outros, bem como para a empatia.

O giro temporal superior, por vez, está relacionado com o processamento de informações auditivas e interpretação da fala. Já o giro temporal inferior, está relacionado a determinadas características da fala, como o controle da entonação, intensidade e melodia (por exemplo, pelo tom e entonação da voz, compreendemos o estado mental do outro).

Ainda no lobo temporal, encontramos uma estrutura chamada hipocampo, relacionado ao controle e gerenciamento da memória. Cada acontecimento que vivemos, sentimos e experimentamos é filtrado pelo hipocampo, que junto com o hipotálamo permite que possamos nos lembrar não somente das experiências, mas também daquilo que sentimos em relação a elas.

Dessa forma, uma maior densidade de neurônios e um melhor funcionamento nessa área do cérebro com TEA feminino representam prejuízos perceptivos, emocionais e cognitivos mais sutis.

Em outras palavras, resultam num cérebro naturalmente mais social, mais flexível, com maior capacidade de imitação, empatia e para habilidades sociais esperadas nos relacionamentos interpessoais.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Imitação no Autismo

Imitação no Autismo

A imitação é uma habilidade fundamental para a aprendizagem em todas as esferas do desenvolvimento e em qualquer etapa de nossas vidas. Desde bebê aprendemos de acordo com experiências vividas através da observação e imitação. Observando o outro, nossos pares,...

ler mais
Contato visual no autismo

Contato visual no autismo

O contato visual é uma importante via para a comunicação, relações sociais e interpessoais, experiências e aprendizado. Para pessoas com autismo, o contato visual pode ser desconfortável pois fornece muitas informações e hiperestimula um cérebro já hiperexcitado. Já...

ler mais
Sentar em W

Sentar em W

Sentar em W é quando a criança se senta com os joelhos dobrados para frente e as pernas esticadas para os lados e os pés posicionados para fora dos quadris, em forma de “W”. Esse sentar é uma das posturas que a criança assume ao brincar e só passa a ser um problema...

ler mais
Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: mês da prevenção ao suicídio

Setembro amarelo é uma campanha brasileira de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Neste ano enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. O número de casos de suicídio e tentativas...

ler mais
Autismo e a inclusão escolar

Autismo e a inclusão escolar

A inclusão escolar não é só um desejo, mas um direito da pessoa com autismo. Nenhuma escola, pública ou privada, pode negar a matrícula de um autista ou cobrar por um professor auxiliar ou mediador escolar, quando necessário. Inclusão escolar não significa inserir a...

ler mais
Transtorno de Ansiedade de Separação

Transtorno de Ansiedade de Separação

A ansiedade de separação é decorrente de um medo intenso, exagerado de se separar, perder uma pessoa importante do seu vínculo, geralmente um dos pais ou cuidador (mais frequentemente a mãe). A prevalência em crianças e adolescentes é de 4% e mais em meninas. Se...

ler mais
Hiperlexia e Autismo

Hiperlexia e Autismo

A hiperlexia é definida especialmente pela capacidade de leitura precoce de uma criança, geralmente associada a fascínio por letras e números. Algumas, começam a identificar letras e números por volta dos 18 meses a 2 anos e entre 2-3 anos começam a ler palavras de...

ler mais
Autismo na Adolescência

Autismo na Adolescência

A adolescência é uma fase de transição importante, que envolve aspectos físicos, hormonais, mentais e sociais. Isso acontece com todos adolescentes, com autismo ou não. A maneira como os adolescentes com autismo irão vivenciar esta fase dependerá de questões...

ler mais
A química do amor

A química do amor

Sim, AMOR É QUÍMICA! Quando dizemos que o amor causa arrepios, acelera o coração, faz as mãos suarem, entre outras coisas, não dizemos isso no sentido figurado. Esses sintomas e outros são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa...

ler mais
Psicopatologia de pais e mães de autistas

Psicopatologia de pais e mães de autistas

Esta revisão e meta-análise publicada em 09/05/19 na Revista científica internacional AUTISM, é a primeira a fornecer estimativas de prevalência de distúrbios psicológicos em pais de crianças com transtorno do espectro autista. ✔️O apoio e suporte aos pais é tão...

ler mais