Blog

Síndrome de Rett e Transtorno do Espectro Autista

06/07/2021

🧬A Síndrome de Rett (SR) é uma condição do neurodesenvolvimento relativamente rara, genética, ligada ao X, não hereditária, com prevalência em torno de 1/10-20 mil meninas. É associada a mutações no gene MECP2, localizado no cromossomo X, responsável pela produção de uma proteína capaz de “desligar” alguns genes e conexões em determinadas fases do desenvolvimento. Quando há mutação, há prejuízos no funcionamento cerebral.
É mais comum em meninas, já que no sexo feminino há 2 cromossomos X e, por isso, maiores chances de sobrevivência e modulação, já que somente um X sofreria a mutação. No sexo masculino, há apenas 1 cromossomo X, dessa forma, o quadro tende a ser muito mais grave, podendo ocorrer abortos ou óbito nos primeiros meses a 2 anos de vida.

🧬Os primeiros sinais da SR costumam aparecer entre 6 a 18 meses de vida. Antes desse período o desenvolvimento costuma ser típico. Eventualmente há relato de hipotonia desde o nascimento. No primeiro ano de vida ocorre desaceleração do perímetro cefálico e ponderal, irritabilidade, distúrbios de sono. Evolui com regressão do desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente do uso funcional das mãos, estereotipias manuais (torcer, esfregar, apertar, bater as mãos, levar à boca), comportamentos do espectro autista e deficiência intelectual. Precocemente observa-se regressão na interação e comunicação social e, após um tempo, estabiliza-se havendo algum ganho nesse repertório assim como no contato visual.
Epilepsia é frequente e costuma ser de difícil controle. Marcha, quando presente, é dispráxica. Bruxismo e padrões respiratórios anormais (apneia, hiperventilação) são frequentes. Podem ocorrer dismotilidade intestinal, refluxo gastroesofágico, escoliose, hipotermia, alterações eletrocardiográficas, entre outros.

🧬O diagnóstico é clínico, associado à pesquisa de mutações no gene MECP2, embora uma pequena parcela de meninas possam não apresentar essa mutação. A Síndrome de Rett foi excluída do espectro autista do DSM-5.
O tratamento é multidisciplinar de acordo com as necessidades e particularidades de cada criança.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Atenção compartilhada

Atenção compartilhada

A atenção compartilhada (AC) é a habilidade de coordenar a atenção entre dois parceiros comunicativos sociais em relação a um terceiro referencial externo, como um objeto, atividade (Tomasello, 2003), engajando, assim, em uma mesma atividade com o outro,...

ler mais
Transtornos do neurodesenvolvimento

Transtornos do neurodesenvolvimento

Os Transtornos do neurodesenvolvimento são condições que ocorrem devido a alterações no desenvolvimento cerebral que persistem ao longo da vida. Características dos Transtornos do neurodesenvolvimento ✔️ sintomas têm início precoce, antes da idade escolar; ✔️ déficits...

ler mais
Sinais de alerta para autismo nos 2 primeiros anos de vida

Sinais de alerta para autismo nos 2 primeiros anos de vida

Quando falamos em Transtorno do Espectro Autista, logo alertamos para a importância do diagnóstico e intervenções precoces, pensando, sobretudo, em aproveitar as janelas de oportunidades da primeira infância, período em que o cérebro se encontra mais “plástico” (ou...

ler mais
Capacidade de atenção

Capacidade de atenção

O tempo estimado no qual uma criança consegue se manter atenta e concentrada em uma atividade é de 3 a 5 minutos por ano da criança. Conforme os anos passam, esse período de atenção deve aumentar. Não devemos avaliar o tempo de atenção quando a criança está na TV ou...

ler mais
AVC e o risco para criançase adolescentes

AVC e o risco para criançase adolescentes

O que é AVC O acidente vascular cerebral pode ser decorrente de um sangramento cerebral (AVC hemorrágico), de uma interrupção do fluxo sanguíneo arterial para uma ou mais áreas cerebrais (AVC isquêmico) ou por uma obstrução venosa cerebral (trombose venosa cerebral,...

ler mais
O que é gagueira?

O que é gagueira?

A gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, no qual há uma dificuldade do cérebro em sinalizar o término de um som ou sílaba e passar para o som seguinte. A gagueira não é um hábito adquirido, tampouco um comportamento voluntário. A criança não...

ler mais
Benefícios do brincar para adultos

Benefícios do brincar para adultos

Os benefícios do brincar não se restringem apenas ao período da infância. Brincar com as crianças flexibiliza pensamentos e emoções, estimula o senso de humor, a criatividade, o trabalho em equipe e as relações sociais, habilidades importantes nos mais diversos...

ler mais
O que saber sobre a masturbação infantil

O que saber sobre a masturbação infantil

A masturbação infantil, de forma geral, nada mais é do que uma descoberta para a criança e é natural do desenvolvimento. Algumas crianças, em especial após o desfralde, começam a explorar mais suas partes íntimas podendo descobrir sensações novas de prazer, mas sem...

ler mais
Autoflagelação – Como agir?

Autoflagelação – Como agir?

A autoflagelação/automutilação é uma prática que tem tido um aumento significativo entre os adolescentes e jovens e nem sempre recebe a devida atenção. Embora no Brasil ainda não existam dados concretos, sabe-se que a disseminação do assunto no ambiente virtual indica...

ler mais