Blog

TEA associado a TDAH

02/07/2020

Cerca de 44 a 50% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) associado e destas, aproximadamente 84% recebem mais 1 diagnóstico comórbido.
.
TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento com forte influência genética, início na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Caracteriza-se por desatenção, inquietude e impulsividade. É o transtorno mais comum na infância, com sintomas que por vezes se sobressaem a algum prejuízo na comunicação/interação social e comportamento, especialmente naqueles com TEA nível 1, atrasando o diagnóstico de autismo por anos, em alguns casos.
.
Na associação TEA e TDAH há maior incidência e dificuldades em relação a comportamentos problema e funções executivas como prejuízos na atenção dividida, sustentada e compartilhada; hiperfoco; memória de curto prazo; flexibilidade mental; em estabelecer metas, antecipar, esboçar planos, escolher o momento adequado para iniciar uma ação, se automonitorar e se regular e na resolução de problemas.
Sintomas de TDAH podem comprometer ainda mais as habilidades sociais de pessoas com TEA por desatenção a sinais sociais e impulsividade.
.
É importante considerar o diagnóstico diferencial de desatenção e hiperatividade no contexto dos comprometimentos da comunicação, comportamento e hiperfoco que frequentemente acompanham o espectro autista. Crianças, adolescentes e adultos com TEA apresentam, por ex, prejuízos no contato visual, na reciprocidade social, na comunicação como um todo que podem fazer com que pareçam mais desatentos, assim como dificuldades na compreensão e interpretação do outro e do ambiente podem levar a comportamentos de aparente desinteresse e fuga, o que pode ser interpretado, também, como desatenção e hiperatividade. Podem ainda ter hiperfoco em seus interesses restritos e se distrair com o ambiente e outros repertórios.
O tratamento envolve intervenções comportamentais, treino de habilidades sociais, suporte escolar e familiar e tratamento medicamentoso, quando necessário.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Atenção compartilhada

Atenção compartilhada

A atenção compartilhada (AC) é a habilidade de coordenar a atenção entre dois parceiros comunicativos sociais em relação a um terceiro referencial externo, como um objeto, atividade (Tomasello, 2003), engajando, assim, em uma mesma atividade com o outro,...

ler mais
Transtornos do neurodesenvolvimento

Transtornos do neurodesenvolvimento

Os Transtornos do neurodesenvolvimento são condições que ocorrem devido a alterações no desenvolvimento cerebral que persistem ao longo da vida. Características dos Transtornos do neurodesenvolvimento ✔️ sintomas têm início precoce, antes da idade escolar; ✔️ déficits...

ler mais
Sinais de alerta para autismo nos 2 primeiros anos de vida

Sinais de alerta para autismo nos 2 primeiros anos de vida

Quando falamos em Transtorno do Espectro Autista, logo alertamos para a importância do diagnóstico e intervenções precoces, pensando, sobretudo, em aproveitar as janelas de oportunidades da primeira infância, período em que o cérebro se encontra mais “plástico” (ou...

ler mais
Capacidade de atenção

Capacidade de atenção

O tempo estimado no qual uma criança consegue se manter atenta e concentrada em uma atividade é de 3 a 5 minutos por ano da criança. Conforme os anos passam, esse período de atenção deve aumentar. Não devemos avaliar o tempo de atenção quando a criança está na TV ou...

ler mais
AVC e o risco para criançase adolescentes

AVC e o risco para criançase adolescentes

O que é AVC O acidente vascular cerebral pode ser decorrente de um sangramento cerebral (AVC hemorrágico), de uma interrupção do fluxo sanguíneo arterial para uma ou mais áreas cerebrais (AVC isquêmico) ou por uma obstrução venosa cerebral (trombose venosa cerebral,...

ler mais
O que é gagueira?

O que é gagueira?

A gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, no qual há uma dificuldade do cérebro em sinalizar o término de um som ou sílaba e passar para o som seguinte. A gagueira não é um hábito adquirido, tampouco um comportamento voluntário. A criança não...

ler mais
Benefícios do brincar para adultos

Benefícios do brincar para adultos

Os benefícios do brincar não se restringem apenas ao período da infância. Brincar com as crianças flexibiliza pensamentos e emoções, estimula o senso de humor, a criatividade, o trabalho em equipe e as relações sociais, habilidades importantes nos mais diversos...

ler mais
O que saber sobre a masturbação infantil

O que saber sobre a masturbação infantil

A masturbação infantil, de forma geral, nada mais é do que uma descoberta para a criança e é natural do desenvolvimento. Algumas crianças, em especial após o desfralde, começam a explorar mais suas partes íntimas podendo descobrir sensações novas de prazer, mas sem...

ler mais
Autoflagelação – Como agir?

Autoflagelação – Como agir?

A autoflagelação/automutilação é uma prática que tem tido um aumento significativo entre os adolescentes e jovens e nem sempre recebe a devida atenção. Embora no Brasil ainda não existam dados concretos, sabe-se que a disseminação do assunto no ambiente virtual indica...

ler mais