Blog

TEA associado a TDAH

02/07/2020

Cerca de 44 a 50% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) associado e destas, aproximadamente 84% recebem mais 1 diagnóstico comórbido.
.
TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento com forte influência genética, início na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a vida. Caracteriza-se por desatenção, inquietude e impulsividade. É o transtorno mais comum na infância, com sintomas que por vezes se sobressaem a algum prejuízo na comunicação/interação social e comportamento, especialmente naqueles com TEA nível 1, atrasando o diagnóstico de autismo por anos, em alguns casos.
.
Na associação TEA e TDAH há maior incidência e dificuldades em relação a comportamentos problema e funções executivas como prejuízos na atenção dividida, sustentada e compartilhada; hiperfoco; memória de curto prazo; flexibilidade mental; em estabelecer metas, antecipar, esboçar planos, escolher o momento adequado para iniciar uma ação, se automonitorar e se regular e na resolução de problemas.
Sintomas de TDAH podem comprometer ainda mais as habilidades sociais de pessoas com TEA por desatenção a sinais sociais e impulsividade.
.
É importante considerar o diagnóstico diferencial de desatenção e hiperatividade no contexto dos comprometimentos da comunicação, comportamento e hiperfoco que frequentemente acompanham o espectro autista. Crianças, adolescentes e adultos com TEA apresentam, por ex, prejuízos no contato visual, na reciprocidade social, na comunicação como um todo que podem fazer com que pareçam mais desatentos, assim como dificuldades na compreensão e interpretação do outro e do ambiente podem levar a comportamentos de aparente desinteresse e fuga, o que pode ser interpretado, também, como desatenção e hiperatividade. Podem ainda ter hiperfoco em seus interesses restritos e se distrair com o ambiente e outros repertórios.
O tratamento envolve intervenções comportamentais, treino de habilidades sociais, suporte escolar e familiar e tratamento medicamentoso, quando necessário.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Síndrome do X Frágil e autismo

Síndrome do X Frágil e autismo

A Síndrome do X Frágil é uma condição do neurodesenvolvimento, genética, de caráter dominante e hereditária,geralmente associada ao Transtorno do Espectro Autista. Ocorre por alteração no gene FMR1 (Fragile Mental Retardation-1) localizado no cromossomo X, sendo mais...

ler mais
Síndrome de Phelan-McDermid

Síndrome de Phelan-McDermid

A síndrome de Phelan-McDermid é uma desordem genética causada por deleções no braço longo do cromossomo 22, com consequentes mutações ou ausência do gene SHANK3 envolvido diretamente nas sinapses e nos processos de aprendizagem e memória. 🧬A grande maioria possui...

ler mais
Esquizofrenia e autismo

Esquizofrenia e autismo

A esquizofrenia se caracteriza pela presença de ambivalência emocional, alucinações (que são percepções de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas a pessoa acredita com convicção de que são reais. As percepções são predominantemente auditivas e...

ler mais
Epilepsia e Autismo

Epilepsia e Autismo

Em torno de 30-38,2% das pessoas com autismo podem apresentar Epilepsia clínica ou subclínica (quando há padrão eletroencefalográfico compatível com epilepsia, porém sem crises clínicas observáveis). A prevalência é mais alta em estudos que incluíram adolescentes e...

ler mais
A Síndrome de Savant ou Savantismo

A Síndrome de Savant ou Savantismo

A Síndrome de Savant ou Savantismo é caracterizada por um distúrbio psíquico que faz com que algumas pessoas tenham habilidades extraordinárias em áreas específicas, em particular concretas e peculiares, conhecidas também como “ilhas de genialidade” e "prodígios" mas,...

ler mais
Coronavírus

Coronavírus

Devido à pandemia do Coronavírus as crianças e adolescentes estão sem aula e em casa. É preciso pensar em maneiras de tornar este período mais proveitoso e feliz em família, apesar de estarmos apreensivos. Dicas: checar os estudos, incentivar atividades pedagógicas,...

ler mais