Blog

Transtorno do Espectro Autista na CID-11

07/01/2022

🚨Atualização:

No relatório final do site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), não consta o código 6A02.4.
site: https://icd.who.int/browse11/l-m/en

🧩Dessa forma constam os seguintes códigos para TEA na CID 11.

6A02 – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional;
6A02.1 – Transtorno do Espectro do Autismo com Deficiência Intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional;
6A02.2 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Deficiência Intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada;
6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com Deficiência Intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada;
6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com Deficiência Intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional;
6A02.Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado;
6A02.Z – Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado.

➡️Como era (Autismo na CID 10)

F84 – Transtornos globais do desenvolvimento (TGD)
F84.0 – Autismo infantil;
F84.1 – Autismo atípico;
F84.2 – Síndrome de Rett;
F84.3 – Outro transtorno desintegrativo da infância;
F84.4 – Transtorno com hipercinesia associado a retardo mental e a movimentos estereotipados;
F84.5 – Síndrome de Asperger;
F84.8 – Outros transtornos globais do desenvolvimento;
F84.9 – Transtornos globais não especificados do desenvolvimento.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Enriquecimento do ambiente

Enriquecimento do ambiente

Enriquecimento do ambiente consiste em oferecer para seus filhos um ambiente rico em experiências e estímulos sensoriais, motores, cognitivos, afetivos e relacionais com o objetivo de potencializar o desenvolvimento em todas as áreas. A ideia é que pais e...

ler mais
Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

Contar histórias além de proporcionar momentos prazerosos em família permite que a criança trabalhe suas emoções e afetos, a linguagem (por exemplo, recontando trechos da história, “adivinhando” o que vai acontecer a seguir, aumentando seu repertório de...

ler mais
Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 5 anos e seus sinais de alerta

Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 5 anos e seus sinais de alerta

Aos 5 anos a maioria das crianças já quer agradar e ser como os amigos; entende e cumpre mais as regras sociais, canta, dança e já atua; já sabe distinguir menino/menina; consegue separar real do imaginário; mostra mais independência; fala com clareza; conta histórias...

ler mais
Janelas de Oportunidades

Janelas de Oportunidades

Os primeiros anos de vida são períodos sensíveis para a aprendizagem de habilidades, desenvolvimento de aptidões e competências de modo mais facilitado, configurando as chamadas janelas de oportunidades. Janelas de oportunidade são períodos em que o aprendizado de...

ler mais
Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 4 anos e seus sinais de alerta

Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 4 anos e seus sinais de alerta

Com 4 anos a maior parte das crianças gosta de experimentar atividades novas. A cada dia fica mais criativa com relação a brincadeiras simbólicas; já está bastante social; prefere brincar com outras crianças do que sozinha; coopera com outras crianças, fala sobre o...

ler mais
PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

Podemos nos comunicar de diversas maneiras e isso permite nos relacionarmos com as pessoas e o mundo ao nosso redor. No Transtorno do Espectro Autista (TEA), há comprometimento em maior ou menor grau na linguagem receptiva, expressiva e na comunicação social. Não...

ler mais
Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 3 anos e seus sinais de alerta

Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 3 anos e seus sinais de alerta

Aos 3 anos a maioria das crianças é capaz de imitar adultos e crianças da mesma idade; mostrar afeto por amigos sem ser incentivado; consegue revezar em brincadeiras; esperar a vez; demonstrar empatia; entender a ideia de “meu”, “seu”/”sua”; compartilhar interesses e...

ler mais
Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 18 meses e seus sinais de alerta

Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 18 meses e seus sinais de alerta

Aos 18 meses a criança explora e é curiosa, fala diversas palavras simples (20-40 palavras) e “palavras-frase”(ex. a criança olha para a mamadeira e fala “mamá”, querendo dizer “eu quero mamar”); diz “não” e balança a cabeça; sabe para que serve e usa com função...

ler mais