Blog

Tratamento no TDAH

13/07/2021

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é o transtorno neurobiológico mais comum da infância e frequentemente acompanha o indivíduo até a fase adulta. Seu diagnóstico é clínico e possui critérios operacionais bastante claros e definidos. Possui 3 apresentações: predominantemente desatento; predominantemente hiperativo/impulsivo; e combinado. Os sintomas costumam trazer prejuízos nas mais diversas áreas da vida se não tratados. TDAH tem tratamento!

A avaliação precoce por médicos especializados é essencial para o diagnóstico e para um plano de tratamento multiprofissional de acordo com o Guideline da Academia Americana de Pediatria (AAP) – material que oferece diretrizes para o manejo do TDAH em crianças e adolescentes (4 a 18 anos). A última atualização, em 2019, trouxe ênfase nas condições comórbidas e implementação da prática. As principais recomendações incluem:

🎗Problemas acadêmicos ou comportamentais e sintomas de desatenção, hiperatividade ou impulsividade dão base para os profissionais iniciarem avaliações de TDAH na criança;

🎗Os diagnósticos devem basear-se nos critérios do DSM-5 associados a escalas de classificação de pais, responsáveis, professores/equipe escolar e médicos especialistas.

🎗Menores de 4 anos com sintomas de TDAH devem ser encaminhados para terapia comportamental com treino de manejo comportamental junto aos pais/responsáveis.

🎗De 4 a 6 anos, o tratamento inclui intervenção comportamental com treino de pais e suporte escolar; de 6 a 12 anos, intervenção comportamental com treino de pais, suporte escolar e medicamentos (se necessário); e suporte escolar, medicamentos e apoio para fases de transição em maiores de 12 anos.

🎗Não há orientação de medicação para crianças de 4 a 6 anos, especialmente psicoestimulantes.

🎗Comorbidades ( ansiedade, depressão, transtornos de linguagem e aprendizado, uso de substâncias etc.) devem ser avaliadas e gerenciadas.

🎗Uso de substâncias deve ser rastreado entre os adolescentes.

O tratamento adequado será determinante para o desenvolvimento e qualidade de vida das crianças e adolescentes com TDAH.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Cuidado com promessas milagrosas

Cuidado com promessas milagrosas

Esta semana recebi vários questionamentos a respeito do MMS (Miracle Mineral Solution) e achei importante compartilhar com vocês algumas considerações. Talvez vocês estejam acompanhando algo sobre a polêmica em torno do uso deste produto que “promete” ser a “cura do...

ler mais
Epilepsia e Autismo

Epilepsia e Autismo

Hoje, no Purple Day, eu não poderia deixar de falar também sobre epilepsia no autismo, visto que até 1/3 das pessoas com TEA também apresentam epilepsia. O maior número de casos fica entre as crianças menores de 5 anos e os adolescentes. Embora essa ligação entre TEA...

ler mais
TDAH – Orientações aos pais

TDAH – Orientações aos pais

- Procurem o máximo possível de informações sobre o TDAH e possíveis comorbidades, antes de iniciar o tratamento. - Tenham tempo para seus filhos!!! - Elogiem sempre!!! A criança precisa saber que seus esforços em vencer desafios estão sendo reconhecidos. - Lembrem-se...

ler mais
TDAH é comum na infância?

TDAH é comum na infância?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno comportamental, neurobiológico mais comum na infância e adolescência, afetando em torno de 5-8% delas. Inicia-se na infância e pode persistir até a fase adulta, em mais da metade dos casos. Os...

ler mais
Cefaleia na infância e adolescência

Cefaleia na infância e adolescência

A cefaléia (dor de cabeça) é uma das queixas mais comuns da infância e adolescência. Elas deixam de brincar, querem ficar em um quarto escuro, deitadas, parecem indispostas, cansadas e podem apresentar náuseas e vômitos. O impacto das cefaleias crônicas, como a...

ler mais