Materiais

Pistas visuais e jogo da memória

Esse material tem a proposta de fornecer suporte visual para que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outra condição do neurodesenvolvimento compreendam e consigam expressar melhor seus desejos e sentimentos nas mais variadas situações do dia a dia. Contribui ainda para uma maior compreensão acerca da linguagem emocional do outro e, consequentemente, para relacionamentos interpessoais mais efetivos e tranquilos.
Pode ser usado também como um divertido jogo da memória favorecendo a capacidade de raciocínio lógico, além de trabalhar a inteligência emocional e em programas de ensino como pareamento de figuras, operantes verbais, entre outros.

Livro Best-Seller Compreender e Acolher

Em menos de 30 dias após seu lançamento, a minha obra “Compreender e Acolher – Transtorno do Espectro Autista na Infância e na Adolescência”, esgotou nas prateleiras físicas e digitais e obteve o selo de best-seller.

Lançada no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pela Literare Books International, a obra apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de uma forma lúdica e empática. Seu conteúdo é voltado a crianças, adolescentes e adultos, para que todos possam se informar e conscientizar sobre o espectro autista, possibilitando o reconhecimento dos sinais precoces e a construção de uma sociedade inclusiva.

O livro é fruto de muito trabalho clínico e pesquisa, além do diálogo constante que a com outros profissionais que atuam com o TEA e famílias envolvidas. Uma sociedade consciente acolhe, respeita e contribui para a evolução de uma pessoa com TEA. Entender o que é o espectro autista e saber reconhecer seus sinais é o verdadeiro caminho para proporcionar diagnósticos e intervenções mais precoces, que serão determinantes para o desenvolvimento e qualidade de vida da pessoa com autismo.
“Compreender e Acolher” foi publicado no formato vira-vira para atingir diferentes públicos e tornar a leitura mais interessante em família. De um lado constam informações referentes ao TEA na infância, seguidas de uma história em quadrinhos direcionada ao público infantil. Do outro, considerações relevantes sobre o TEA na adolescência e uma nova história em quadrinhos direcionada a adolescentes e jovens.

Sobre o livro
Compreender e acolher
Autora: Deborah Kerches
Editora: Literare Books International
Formato: 21,5 x 28 cm – 1ªedição – 112 páginas
ISBN: 9786586939996

Ebook Meu Perfil Escolar

Uma ferramenta simples e eficaz para ser apresentada à equipe equipe escolar e colegas, com informações gerais a respeito do Transtorno do Espectro Autista e características pessoais da criança.

Atividades para desenvolver Teoria da Mente

Teoria da Mente é a capacidade em considerar os próprios estados mentais e os das outras pessoas, com a finalidade de compreender e predizer comportamentos e pensamentos do outro, por meio, por exemplo, de suas expressões, ações, jeito de falar.
Este e-book tem por objetivo oferecer uma série de atividades práticas que estimularão essa capacidade de forma leve e divertida, envolvendo a criança e o adulto responsável por executar o programa (podendo ser este um familiar, terapeuta, educador etc.) em momentos de interação e grandes possibilidades de aprendizado.

Quadro de rotina diário

Esta é uma boa opção para pais que prefiram se utilizar de desenhos, pistas visuais outras, que necessitem de maior espaço ou em dias em que a criança ou o adolescente é convidado a fazer algo diferente do que ocorre na maioria das semanas.
Dessa forma, você tem uma liberdade maior para programar o quadro e, ainda assim, comunicar os acontecimentos com antecedência.

Quadro de Rotina

Este quadro de rotina e afazeres contribui para dar previsibilidade para crianças e adolescentes a respeito dos seus compromissos diários e do que esperamos deles.

É uma oportunidade de alinharmos as expectativas, fazermos com que a criança e o adolescente sintam-se menos ansiosos, além de possibilitarmos mais iniciativa e autonomia.

Crianças e adolescentes no espectro do autismo e com outras condições do desenvolvimento que envolvam dificuldades na flexibilidade mental têm melhor funcionamento diante de rotinas e, muitas vezes, aprendem melhor através de pistas visuais.