Mídia

TDAH e transtornos específicos de aprendizagem

19/07/2019

É comum confundirem TDAH com transtornos específicos de aprendizagem.

O TDAH não é um transtorno específico de aprendizagem, embora pessoas com TDAH possam ter sua aprendizagem comprometida por prejuízos no funcionamento cognitivo, especialmente na atenção, concentração, memória de curto prazo, organização, planejamento e velocidade de processamento mental, que podem interferir em questões cognitivas que tornam a aprendizagem possível. As estratégias têm que ser no sentido de melhorar o foco, disfunções executivas e comportamento hiperativo que podem estar comprometendo a aprendizagem.

Transtornos específicos de aprendizagem costumam ser frequentes no TDAH como comorbidades ou se apresentar isoladamente.

Os transtornos específicos de aprendizagem mais comumente encontrados no TDAH são:

DISLEXIA: transtorno neurobiológico específico de aprendizagem para leitura e escrita. Há prejuízos no reconhecimento e associação entre símbolos gráficos e seus fonemas, nas habilidades de decodificação, soletração e interpretação. A aprendizagem se dá de maneira mais efetiva por instruções orais.

DISCALCULIA: Há inabilidade em entender conceitos relacionados a números, símbolos, funções abstratas necessárias à matemática.

DISGRAFIA: dificuldade na fluência da escrita geralmente por disfunção motora, com erros ortográficos, trocas ou omissão de letras, uso inadequado de letras maiúsculas e minúsculas, letras sobrepostas ou espelhadas, utilização de pouca ou muita força para escrever.

DISORTOGRAFIA: dificuldade em aprender e desenvolver habilidades de escrita, falta de clareza e lentidão na escrita, traçado incorreto, alteração no espaçamento, letras ininteligíveis.

DISLALIA: dificuldade na articulação de palavras, podendo escrevê-las de forma errada.

Frente a uma criança ou adolescente com dificuldades de aprendizagem, é necessário um diagnóstico preciso, para que a intervenção seja especializada de acordo com suas reais necessidades, possibilitando superar suas dificuldades em todas as áreas de sua vida.

Artigo completo no www.blogmundomae.com.br

Últimas publicações

Síndrome de Asperger ou TEA nível 1, no Blog Inclua

Síndrome de Asperger ou TEA nível 1, no Blog Inclua

Artigo publicado no Blog Inclua, sobre Síndrome de Asperger e Transtorno do Espectro Autista nível 1. A nomenclatura Síndrome de Asperger ainda é bastante citada, especialmente para dar destaque a diferenças importantes que existem entre pessoas com Asperger e demais...

ler mais
Depressão infantil na EPTV

Depressão infantil na EPTV

Concedi uma entrevista à EPTV Campinas sobre o aumento no número de casos de depressão infantil. A reportagem foi exibida hoje. Os últimos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgados em fevereiro de 2020, já mostravam que o índice mundial de...

ler mais
Saúde mental de crianças e adolescentes, no Pedline

Saúde mental de crianças e adolescentes, no Pedline

O portal Pedline publicou o artigo “Saúde mental de crianças e adolescentes – você está atento aos sinais?”, em que falo sobre sinais de alerta para a depressão e, também, sobre casos de automutilação/autoflagelação. Para ler o artigo completo acesse:...

ler mais
TOC no Transtorno do Espectro Autista, no Pedline

TOC no Transtorno do Espectro Autista, no Pedline

Artigo publicado no Pedline (Seu portal on-line de pediatria) sobre características do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) no espectro do autismo. Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://www.pedline.org.br/#/post/toc-no-transtorno-do-espectro-autista [gallery...

ler mais