Mídia

Transtornos Ansiosos na Infância e Adolescência

25/07/2019

Os transtornos ansiosos encontram-se entre os transtornos psiquiátricos mais comuns da infância e adolescência, ficando atrás apenas do TDAH e Transtornos de conduta.

Estima-se que aproximadamente 10% das crianças e adolescentes preencherão critérios para transtorno ansioso em algum momento e, 5 em cada 10, apresentarão algum episódio depressivo em decorrência dele.
Os transtornos ansiosos mais frequentes nesta fase são: Transtorno de ansiedade de separação (TAS), Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), fobias específicas (FE), fobia social (FS) e Transtorno do pânico (TP). TAS e FE são mais frequentes em crianças; e TP e FS, em adolescentes.

Alguns sinais de alerta que seu filho (a) pode estar apresentando algum transtorno ansioso são: preocupação excessiva e incontrolável sobre diversos aspectos da vida, não apenas em situações pontuais, mas de forma constante e intensa; ficar o tempo todo pensando em possíveis perigos e/ou limitações pessoais; apresentar medos excessivos, insegurança, inquietude, pensamentos obsessivos, isolamento, irritabilidade; apresentar queda de rendimento escolar; distúrbios de sono, em geral, insônia; distúrbios alimentares; manias como roer unhas, enrolar cabelo, balançar as pernas, entre outros.

Crianças e adolescentes com ansiedade podem ainda se queixar com frequência de dores de cabeça, abdominais, falta de ar, apresentarem suor excessivo e tremor, especialmente diante de situações que geram expectativa.

Se não assistidos adequadamente, tendem a se isolar, apresentarem queda de rendimento pedagógico, evitarem as mais variadas situações e podem desenvolver depressão ou outro transtorno associado.

O tratamento é individualizado, geralmente multidisciplinar e será definido após uma avaliação especializada.
Se sentirem amados, cuidados e apoiados tanto pela família, quanto pela escola e amigos, fará toda a diferença no acompanhamento destas crianças e adolescentes.

Texto na íntegra no www.blogmundomae.com.br

Últimas publicações

Síndrome de Asperger ou TEA nível 1, no Blog Inclua

Síndrome de Asperger ou TEA nível 1, no Blog Inclua

Artigo publicado no Blog Inclua, sobre Síndrome de Asperger e Transtorno do Espectro Autista nível 1. A nomenclatura Síndrome de Asperger ainda é bastante citada, especialmente para dar destaque a diferenças importantes que existem entre pessoas com Asperger e demais...

ler mais
Depressão infantil na EPTV

Depressão infantil na EPTV

Concedi uma entrevista à EPTV Campinas sobre o aumento no número de casos de depressão infantil. A reportagem foi exibida hoje. Os últimos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgados em fevereiro de 2020, já mostravam que o índice mundial de...

ler mais
Saúde mental de crianças e adolescentes, no Pedline

Saúde mental de crianças e adolescentes, no Pedline

O portal Pedline publicou o artigo “Saúde mental de crianças e adolescentes – você está atento aos sinais?”, em que falo sobre sinais de alerta para a depressão e, também, sobre casos de automutilação/autoflagelação. Para ler o artigo completo acesse:...

ler mais
TOC no Transtorno do Espectro Autista, no Pedline

TOC no Transtorno do Espectro Autista, no Pedline

Artigo publicado no Pedline (Seu portal on-line de pediatria) sobre características do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) no espectro do autismo. Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://www.pedline.org.br/#/post/toc-no-transtorno-do-espectro-autista [gallery...

ler mais