A primeira prescrição de um pediatra e neuropediatra para uma criança deveria ser: BRINCAR!
Este artigo da Academia Americana de Pediatria (“O poder do brincar: um papel pediátrico na promoção do desenvolvimento de crianças pequenas”) reforça que o brincar é uma oportunidade única para promover o desenvolvimento socioemocional, cognitivo, de habilidades motoras, linguagem, habilidades matemáticas iniciais, auto-regulação, funções executivas e um cérebro social, além de favorecer relacionamentos seguros, estáveis e saudáveis.
Quando brincadeiras e relações seguras, estáveis e prazerosas estão faltando na vida de uma criança, pode haver um impacto negativo em todas as áreas para um desenvolvimento infantil saudável. Na presença de adversidades, o brincar torna-se ainda mais importante.
A alegria mútua, a comunicação compartilhada e a interação que os pais/cuidadores e as crianças podem experimentar durante a brincadeira regulam a resposta do corpo ao estresse.
Esse estudo, assim como outros, enfatiza a importância do lúdico no aprendizado diário e a importância de ensinar os pais a brincar.
O brincar favorece ainda a neuroplasticidade e a conectividade cerebral.
Vamos brincar?
Fonte: https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/142/3/e20182058.full.pdf