As férias escolares chegaram! As crianças e adolescentes costumam ficar na expectativa, porém para aquelas que estão dentro do espectro autista, pode haver dificuldades com a mudança de rotina.
Algumas orientações aos pais podem ajudar permitindo que todos vivam o melhor deste período!
– Planejem.
– Expliquem como será a rotina de férias. Usar calendário, imagens, ajudam muito!
– Aproveitem a oportunidade para enriquecer a estimulação do seu filho em casa e em ambientes novos.
Lembrem-se de brincar! Brincadeiras oferecem muitas oportunidades de aprendizagem e permite que olhemos mais atentamente para o desenvolvimento de nossos filhos.
– Se a criança for tirar férias também das terapias, lembrem-se de pedir para as(os) profissionais criarem uma rotina de estímulos para vocês poderem aplicar de forma lúdica e com respeito, afinal vocês estão de férias!
– Se a ideia é viajar, lembrem-se da importância da previsibilidade, de criar uma rotina e propor atividades prazerosas.
– Se seu filho apresenta seletividade alimentar, esta é uma ótima oportunidade para tentar introduzir novos alimentos de forma divertida. Vale chamá-lo para cozinhar com vocês, usar imagens ou objetos com formato de comida, assistir filmes que abordem a questão da alimentação, usar o brinquedo favorito para “provar” novos alimentos, etc. – Se vocês também estiverem de férias, aproveitem este tempo para estarem integralmente com seu(s) filhos(s)! Este é um momento precioso para que a família possa se divertir e também, para que vocês possam lançar um olhar mais atento para seu filho, perceber o quanto já foi conquistado, bem como observar eventuais dificuldades e informar aos profissionais, possibilitando uma intervenção mais efetiva. Que vocês possam se planejar na medida do possível e viver o melhor desta fase de férias escolares, que é estar em família, vivenciando momentos de alegria e amor!