Blog

Comportamento social e brincar social

06/01/2021

O comportamento social e brincar social dizem respeito a engajar-se em comportamentos de conversação e cooperação com os pares e outros de maneira funcional e apropriada para o contexto, incluindo desde interações simples até a participação em brincadeiras simbólicas e jogos com regras mais complexas.

A linguagem está essencialmente envolvida no comportamento social. Há necessariamente trocas de turno comunicativas quer sejam verbais ou não. A brincadeira social envolve interações com os outros e o reforçamento é socialmente mediado.

O brincar social:
✅Possibilita a partilha e a cooperação;
✅Exercita a empatia;
✅Ajuda a lidar com as frustrações;
✅Estimula a capacidade de improvisar e prepara para a resolução de problemas;
✅Trabalha a capacidade de reconhecer o momento de falar e de ouvir, assim como de fazer e de saber esperar o outro fazer;
✅Prepara a criança para as mais diversas interações sociais futuras;
✅Promove o aprendizado acerca de valores, comportamentos e regras sociais;
✅Permite que a criança se expresse livremente;
✅Trabalha a comunicação verbal e não verbal;
✅Estimula a autoconfiança e a autonomia;
✅Estimula a criatividade e o raciocínio, entre outros.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais