Blog

Contação de histórias e Desenvolvimento Infantil

10/08/2020

Contar histórias além de proporcionar momentos prazerosos em família permite que a criança trabalhe suas emoções e afetos, a linguagem (por exemplo, recontando trechos da história, “adivinhando” o que vai acontecer a seguir, aumentando seu repertório de vocabulário e o contextualizando); mexe com o imaginário infantil, estimulando a criatividade, o simbólico, teoria da mente, estimula o hábito e interesse na leitura, trabalha a leitura, escrita e é uma ferramenta divertida para se ensinar sobre os mais diversos conhecimentos, além de favorecer as interações e relações interpessoais.

É essencial levar em conta a faixa etária, o estágio de desenvolvimento e a compreensão da criança para que este momento de contação de história seja vivenciado da melhor forma.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista costumam apresentar em maior ou menor grau prejuízos na atenção, na linguagem receptiva e expressiva, no contato visual, no simbólico, em flexibilizar seus interesses, em engajar em atividades, dessa forma, precisamos tornar essa atividade extremamente motivadora e prazerosa para elas.

Algumas dicas:
🧩escolher uma história do interesse e ir aos poucos introduzindo elementos novos;
🧩usar de histórias que se utilizem de muitas ilustrações;
🧩contar através de cartões de pistas visuais
🧩usar de onomatopeias e músicas
🧩fazer pausas incitativas
🧩ir contando e fazendo desenhos sobre a história
🧩usar narrações curtas e tentar trazer para a realidade da criança
🧩aproveitar a contação para trabalhar os mais diversos aprendizados como atenção, pareamento, nomeação, completar frases, temporalidade, troca de turno, alfabetização, interações, entre tantos outros repertórios.

Que tal começar a contar histórias para seus filhos diariamente?

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais