Com 12 meses ou 1 ano a maioria das crianças é capaz de compartilhar interesses e emoções com mais facilidade; medir a ação do outro ao seu comportamento; responder a demandas verbais simples; levantar os braços e as pernas para ajudar a se vestir; usar gestos simples como balançar a cabeça sinalizando “não” e/ou acenar para “tchau”; já fala primeiras palavras com função; tenta dizer palavras que são faladas para ele; explora objetos de maneiras diferentes; brinca de maneira funcional; acha objetos escondidos com facilidade; imita gestos sem dica, olha para o objeto quando se diz o nome deste; começa a usar utensílios com função; bate 2 objetos um contra o outro; coloca e tira objetos de uma caixa; aponta com o dedo indicador; segue instruções simples como “pegue o brinquedo”; é capaz de ficar em pé sozinho e dar alguns passos. Nesta idade podem apresentar alguns medos e até ficar um pouco tímida.
Precisamos ficar alerta se a criança com 12 meses não imita nenhuma ação ou comportamento e/ou não responde ao ser chamado pelo nome na maior parte das vezes; não faz ou sustenta o contato visual; brinca de maneira não usual; não explora brinquedos; tem apego a um objeto; não faz atenção compartilhada; não compreende ordens simples; não segue pelo menos uma instrução com dica; não diz pelo menos 2 palavras com função; faz ecolalias; não aponta; não faz “tchau” ou compreende seu significado; não manda beijo; não sabe bater palmas; apresenta alteração de tônus muscular; senta em “W”; não sabe a função dos utensílios; não se interessa pelos pares; não engatinha ou fica em pé; não procura objetos que foram escondidos; faz estereotipias; perde habilidades já adquiridas.
As atividades devem se basear na motivação da criança de maneira lúdica e prazerosa.