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Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 2 anos e seus sinais de alerta

19/07/2020

Com 2 anos a criança imita mais ações e palavras; brinca de faz de conta; tem prazer em estar com outras crianças e as inclui nas brincadeiras; mostra cada vez mais independência; pode mostrar um comportamento desafiador; aponta para objetos ou imagens quando ouve o nome; conhece os nomes das pessoas e partes do corpo; tem um vocabulário em torno de 150 palavras; formula frases com 2-4 palavras; segue instruções simples em 2 passos (ex. vá até a cozinha e pegue uma maçã); aponta coisas em um livro; compartilha atenção; encontra objetos mesmo quando escondidos debaixo de 2-3 camadas; começa a conhecer formas e cores; completa frases e rimas em livros/canções familiares; constrói torres de 4 ou + blocos; pode usar uma mão mais que a outra; nomeia itens em um livro de imagens como gato, cachorro; fica na ponta do pé, chuta uma bola, corre, escala e desce de móveis sem ajuda; sobe e desce escadas se segurando; arremessa uma bola com as mãos; desenha ou copia linhas retas e círculos.

Precisamos ficar alerta se a criança com 2 anos não fala, não faz frases de 2 ou 4 palavras; não segue instruções simples com ou sem dica; faz marcha incoordenada; anda na ponta dos pés; não entende e não brinca com jogos de “faz de conta”; não pareia; não reconhece cores e formas; não ajuda a tirar roupa ou se vestir; não sabe o que fazer com utensílios comuns; não imita ações e palavras; não faz atenção compartilhada; é agitada; prefere brincar sozinha; tem dificuldade com mudanças de rotina, em lidar com frustrações ou espera prolongada; apresenta alterações sensoriais; faz ecolalias e/ou estereotipias; apresenta hiperfoco; evita ou não sustenta o contato visual; apresenta alteração de tônus muscular; perde habilidades já adquiridas.

O jogo simbólico deve ser estimulado porque, além de desenvolver competências como criatividade, abstração, raciocínio, planejamento, representação, favorece o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, do comportamento social, habilidades emocionais e cognitivas e prepara as crianças para novas experiências sociais e aprendizados.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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