Com 4 anos a maior parte das crianças gosta de experimentar atividades novas. A cada dia fica mais criativa com relação a brincadeiras simbólicas; já está bastante social; prefere brincar com outras crianças do que sozinha; coopera com outras crianças, fala sobre o que gosta e está interessada; por vezes ainda não consegue separar o real do imaginário; canta uma música de cabeça; consegue dizer seu nome e sobrenome; usa corretamente “ele’, “ela”; sabe cores e alguns números; entende a ideia de contar; começa a entender o tempo; entende a ideia de igual/diferente; desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo; usa tesouras; começa a copiar letras de forma; conta histórias, lembra- se de parte delas e diz o que acha que vai acontecer em seguida em um livro; pula e fica sobre um pé só por até 2 segundos; consegue pegar uma bola quicando na maior parte das vezes; coloca líquidos em um copo; corta alimentos com supervisão.
Precisamos ficar alerta se a criança com 4 anos não mostra interesse em jogos interativos ou brincadeiras simbólicas; não responde quando chamado; não interage ou interage menos com os pares; resiste à troca de roupas, hora de dormir e ir ao banheiro; tem dificuldade com desfralde; não compreende regras sociais; não consegue contar uma história preferida; não segue comandos de 3 passos; faz inversão pronominal; não entende o conceito de “eu” e “você”; fala de forma não compreensível ou não é verbal; não entende igual/diferente; tem alterações sensoriais; faz pouco contato visual, apresenta estereotipias e/ou ecolalias; apresenta hiperfoco, déficits motores.