Aos 5 anos a maioria das crianças já quer agradar e ser como os amigos; entende e cumpre mais as regras sociais, canta, dança e já atua; já sabe distinguir menino/menina; consegue separar real do imaginário; mostra mais independência; fala com clareza; conta histórias simples usando frases completas; usa o tempo futuro (ex: a mamãe vai levar você para escola amanhã); pode dizer o nome e endereço; conta e quantifica até 10 ou mais; pula, salta, dá cambalhota; usa garfo e colher, às vezes faca; consegue ir ao banheiro sozinho; balança e escala; coloca e tira a roupa sozinha.
Podemos ficar alerta se a criança com 5 anos não demonstra suas emoções; não tem empatia; apresenta comportamentos inapropriados; é retraída demais ou muito agitada; tem dificuldade em focar em uma atividade por mais de 5 minutos; não responde às pessoas ou responde apenas superficialmente; não consegue separar o real do imaginário; não brinca simbólico; não consegue dizer seu nome e sobrenome; tem atraso de linguagem; é literal; não conta sobre eventos passados; não faz desenhos; não consegue escovar os dentes, vestir e se despir sem ajuda; tem alterações sensoriais; não tem boa qualidade no contato visual; apresenta alterações na força ou tônus muscular; faz ecolalia, estereotipias.