Desenvolvimento neuropsicomotor e sinais de alerta aos 9 meses.
Aos 9 meses o bebê é curioso, diverte-se com brincadeiras, tem brinquedos favoritos mas consegue se desvencilhar deles sem sofrimento; já compreende “não”; balbucia, vocaliza sílabas muitas vezes com função; imita mais; olha para onde apontam e já começa a usar os dedos para apontar; observa o caminho de um objeto quando cai; procura objetos que vê esconder; brinca de esconder e achar o rosto; coloca objetos e alimentos na boca; movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra; começa fazer movimentos que exijam maior coordenação motora como pegar coisas como cereais entre o polegar e o dedo indicador; fica de pé apoiado em algo; senta sem apoio; pode começar a engatinhar; já pode começar a ficar em pé com apoio; pode esboçar reação de medo com estranhos e ter apego a adultos familiares.
Precisamos ficar alerta se o bebê com 9 meses não faz contato visual; não se interessa pelos pais/cuidadores; não se importa em ficar sozinho; não emite sons nem quando provocado; se interessa mais por objetos; não consegue se separar do seu brinquedo favorito sem algum sofrimento; não senta sem apoio; não responde ao próprio nome; não se interessa em brincar com os pares; não se interessa por explorar brinquedos; não olha para onde você aponta; não transfere brinquedos de uma mão para outra; não brinca com “jogo” envolvendo dar e receber; começa a manipular brinquedos de maneira não usual; começa a ficar seletivo com relação a alimentos; chora muito ou é quieto demais; responde mal a mudanças de rotina; apresenta estereotipias.
Cante e brinque com seu filho estimulando o contato visual, o tato, olfato, paladar, todos os sentidos. Imite e se deixe imitar, brinque de esconder e achar, ofereça carinho e amor em um ambiente seguro e feliz.
Frente à atrasos no DNPM e prejuízos na comunicação social deve-se iniciar a intervenção precoce.