Com o nascimento o cérebro pode apresentar funcionamento típico ou já apresentar funcionamento ou predisposição a um funcionamento atípico.
Há uma programação genética, porém, para que a criança alcance todo o seu potencial, são necessários estímulos e nutrição adequados associado à segurança e apoio emocional.
Bebês com funcionamento cerebral atípico que apresentam tendência a transtornos do neurodesenvolvimento, sem nutrição, estímulos e intervenções adequados às suas necessidades, podem deflagrar o transtorno mais precocemente e/ou de maneira mais expressiva.
Os primeiros anos de vida são como construir a estrutura de uma casa.
Os bebês aprendem nos primeiros anos de vida como jamais aprenderão.
São as criaturas mais sociais.
São curiosos e enxergam novidade em tudo ao seu redor. Se comportam como aprendizes ativos e “pequenos cientistas”.
Costumam formular e testar hipóteses, detectar padrões e dar significado, desenvolvendo assim, habilidades motoras, de linguagem e comunicação, cognição, habilidades sociais e autorregulação emocional.
Bebês e crianças são como “estatísticos intuitivos”, fazem deduções e previsões baseadas no que experienciam.
Os novos aprendizados ocorrem através da interação com pessoas e o ambiente e suas inúmeras experiências.