Há maior prevalência de distúrbios do sono entre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo mais frequente, a insônia. Até 86% das pessoas com TEA apresentam dificuldades para adormecer e/ou permanecer dormindo; sendo os distúrbios do sono 2 a 3 vezes mais frequentes entre crianças e adolescentes com TEA do que naquelas com desenvolvimento típico.
As causas de distúrbios de sono no TEA ainda não estão totalmente esclarecidas, mas, acredita-se em etiologia multifatorial, que pode envolver:
🧩 diminuição da produção de melatonina e/ou de seus receptores o que impacta em prejuízos na indução do sono;
🧩 respostas sensoriais atípicas que podem influenciar, por exemplo, no bloqueio de ruídos, de estímulos luminosos, entre outros;
🧩 uso de determinados medicamentos;
🧩 dificuldade na compreensão e percepção acerca dos sinais que indicam que “está na hora de adormecer”;
🧩 necessidade de previsibilidade e rotina – pequenas “quebras”/alterações podem causar desorganização também no sono;
🧩 comorbidades associadas, como transtornos fóbico-ansiosos, TDAH, epilepsia, transtornos gastrointestinais, refluxo gastroesofágico, etc.
Diante de uma pessoa com TEA e distúrbio de sono, o médico deverá investigar os fatores envolvidos e fazer as orientações necessárias. Uma boa higiene do sono geralmente envolve: estabelecer rotina para o momento de adormecer (lembrar de utilizar pistas visuais); evitar ao máximo o uso de telas, atividades estimulantes e exercícios físicos próximo ao horário de dormir; evitar consumo de “alimentos pesados”; acomodar o ambiente em relação à iluminação, ruídos, estímulos. Trazer elementos que sabidamente ajudem a criança se organizar, relaxar, entre outras.
Há pessoas com TEA que se beneficiam com suplementação de melatonina para ajudar na indução do sono, devendo essa ser prescrita pelo médico.
Um sono de qualidade é fundamental para todas as pessoas, já que promove a reparação das funções cerebrais e de todo o organismo. No TEA, em especial, vale ressaltar sua importância para melhorar as habilidades sociais, a atenção e contribuir na diminuição de comportamentos inadequados e repetitivos.