Enriquecimento do ambiente consiste em oferecer para seus filhos um ambiente rico em experiências e estímulos sensoriais, motores, cognitivos, afetivos e relacionais com o objetivo de potencializar o desenvolvimento em todas as áreas.
A ideia é que pais e cuidadores estimulem habilidades e competências em casa, diariamente, podendo ser uma ferramenta para complementar intervenções, sempre levando em conta as particularidades de cada criança.
Resumidamente é oferecer um ambiente lúdico, divertido, com acesso a estímulos sensoriais combinados, como, por exemplo, diferentes tipos musicais, diferentes cheiros, texturas, cores, diversos tipos de atividades que envolvam movimento, que trabalhem a curiosidade, o simbólico, a interação e as relações pessoais através de atividades prazerosas que motivem seus filhos.
É interessante fazer uma programação, uma rotina para o melhor aproveitamento do tempo.
No caso de crianças com Transtorno do Espectro Autista e outras condições ou transtornos do desenvolvimento, as atividades podem ser orientadas pelos profissionais que acompanham a criança e, com isso, possibilitar generalizar os aprendizados além de aumentar seu repertório.
Enriquecer o ambiente propicia oportunidades únicas de potencializar o desenvolvimento dos seus filhos em todos os aspectos, traz proximidade, maior segurança, favorece o engajamento, a atenção e os relacionamentos.