A imitação é uma habilidade inata e é essencial para os nossos inúmeros aprendizados. Desde o nascimento vamos sendo apresentados às mais diversas experiências, as quais possibilitam, por meio da observação dos outros, aprender através da imitação de gestos, sons, fala, ações, comportamentos, ao longo de toda a vida.
As atividades básicas de vida diária incluem ações de autocuidado e higiene, como: escovar os dentes, lavar as mãos, usar o banheiro, alimentar-se, tomar banho, vestir-se, utilizar eletrodomésticos, entre outras, todas essenciais para uma boa qualidade de vida.
No desenvolvimento típico, o aprendizado dessas atividades ocorre de forma natural devido à habilidade da imitação, que está associada, em grande parte, ao interesse que existe pelo outro indivíduo. O que não é aprendido pela imitação, costuma ser facilmente incorporado por meio de instruções dos adultos, permitindo a perfeita execução das atividades rotineiras e um constante interesse por tais aprendizados (já que, pelo grande interesse, imitar o outro é algo motivador).
Atividades de vida diárias no Transtorno do Espectro Autista
No Transtorno do Espectro Autista, há déficits na imitação, o que dificulta, entre outros pontos, o aprendizado das atividades de vida diária (AVDs).
Déficits na linguagem receptiva (compreender o que os outros dizem), no comportamento de ouvinte, na reciprocidade, no contato visual, entre outras características do TEA, somam desafios para que a criança siga instruções para a execução de tais atividades. Deve-se alertar também para o fato da criança poder apresentar comprometimentos motores associados, o que passa a ser também uma barreira.