Blog

Imitação e atividades de vida diárias

25/11/2020

A imitação é uma habilidade inata e é essencial para os nossos inúmeros aprendizados. Desde o nascimento vamos sendo apresentados às mais diversas experiências, as quais possibilitam, por meio da observação dos outros, aprender através da imitação de gestos, sons, fala, ações, comportamentos, ao longo de toda a vida.

As atividades básicas de vida diária incluem ações de autocuidado e higiene, como: escovar os dentes, lavar as mãos, usar o banheiro, alimentar-se, tomar banho, vestir-se, utilizar eletrodomésticos, entre outras, todas essenciais para uma boa qualidade de vida.

No desenvolvimento típico, o aprendizado dessas atividades ocorre de forma natural devido à habilidade da imitação, que está associada, em grande parte, ao interesse que existe pelo outro indivíduo. O que não é aprendido pela imitação, costuma ser facilmente incorporado por meio de instruções dos adultos, permitindo a perfeita execução das atividades rotineiras e um constante interesse por tais aprendizados (já que, pelo grande interesse, imitar o outro é algo motivador).

Atividades de vida diárias no Transtorno do Espectro Autista

No Transtorno do Espectro Autista, há déficits na imitação, o que dificulta, entre outros pontos, o aprendizado das atividades de vida diária (AVDs).

Déficits na linguagem receptiva (compreender o que os outros dizem), no comportamento de ouvinte, na reciprocidade, no contato visual, entre outras características do TEA, somam desafios para que a criança siga instruções para a execução de tais atividades. Deve-se alertar também para o fato da criança poder apresentar comprometimentos motores associados, o que passa a ser também uma barreira.

O ensino de atividades de vida diária a crianças e adolescentes com TEA pode ser um desafio, dessa forma, programas de ensino direcionados, que sejam prazerosos e motivadores, facilitam o aprendizado e a generalização destes.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais