A imitação é uma habilidade fundamental para a aprendizagem em todas as esferas do desenvolvimento e em qualquer etapa de nossas vidas. Desde bebê aprendemos de acordo com experiências vividas através da observação e imitação. Observando o outro, nossos pares, aprendemos a imitar gestos, sons, comportamentos, aumentando nosso repertório de habilidades e comunicação social. A imitação deve ser consolidada na infância para que novos aprendizados em qualquer contexto social, sejam mais facilmente incorporados.
Nas crianças com autismo costuma haver prejuízos na imitação, devido especialmente às dificuldades de contato visual, falta de interesse pelo outro e de intenção comunicativa. Uma criança com autismo que não desenvolve a imitação, poderá ao longo da vida ter dificuldades maiores de compartilhar experiências vividas, empatia, relacionamento interpessoal, comunicação social e autonomia.
Para estimular a imitação, precisamos incentivar o contato visual e também imitá-las.
A capacidade de imitação deve se dar em mais de 70- 80% das vezes esperadas. Crianças com autismo costumam aprender a imitar mais quando também são imitadas. As atividades para estimular a imitação devem se basear na motivação da criança, respeitando uma distância confortável e as etapas de suporte – verbal, gestual, ajuda física parcial, ajuda física total, de maneira lúdica e prazerosa.