O jogo simbólico é importante para o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal; do comportamento social; habilidades emocionais, cognitivas possibilitando recursos para o desenvolvimento. Para brincar de faz de conta é preciso pensar, elaborar, construir e representar trabalhando a imaginação, abstração e criatividade, preparando a criança para diferentes vivências sociais e aprendizados.
A habilidade do jogo simbólico se dá por volta dos dois anos e vai ficando mais elaborada gradualmente. .
Crianças com autismo, em geral, apresentam dificuldade em diferentes níveis de compreensão do faz de conta, da imaginação, além de maior rigidez cognitiva; interesses restritos que podem dificultar a flexibilização e variação da brincadeira; dificuldades em abstrair, contextualizar, na linguagem receptiva e expressiva. O jogo simbólico deve ser estimulado em crianças com autismo porque além de desenvolver competências de raciocínio e imaginação, irão oferecer oportunidades de prepará-las para novas experiências e aprendizados, familiarizando-as com comportamentos e competências diversas.
É importante que o nível do jogo simbólico esteja adequado à fase de desenvolvimento da criança, começando com abstrações simples e aumentando a complexidade gradualmente. Podemos usar os jogos simbólicos para ensinar atividades como se alimentar sozinho ou diversificar alimentos; desfralde; simular ida à escola, parque, médico; ensinar sobre regras e limites; entre outros. Se a criança tiver um interesse restrito, usar isso para iniciar o jogo simbólico é uma ferramenta e, aos poucos, durante a brincadeira ir variando com novos repertórios. Lembrar que é essencial que a atividade seja consistente, repetida com frequência, prazerosa e motivante para que o aprendizado seja incorporado de maneira mais efetiva.