Blog

Novo relatório aponta: 1 a cada 36 crianças está no espectro do autismo

23/03/2023

Novo relatório do CDC aponta que 1 a cada 36 crianças está no espectro do autismo.

1 a cada 36 crianças de até 8 anos está no espectro autista, segundo a mais nova atualização do CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças), do governo dos EUA, que é considerada a principal referência acerca da prevalência do TEA em todo o mundo. Os dados são de 2020 e os estudos envolveram mais de 226 mil crianças.

O aumento apontado na prevalência é de 22% em relação à pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2021 (com dados de 2018).

Trazendo essa proporção para o Brasil (onde ainda não temos números oficiais sobre a prevalência do TEA) como uma possível estimativa, teríamos cerca de 5,95 milhões de autistas no Brasil.

Leia a notícia completa em: https://canalautismo.com.br/noticia/prevalencia-de-autismo-1-em-36-e-o-novo-numero-do-cdc-nos-eua/

Esse relatório foi divulgado em 23/03/2023 e já reportado pela @revistaautismo para nosso conhecimento.

Diante desses dados, fica ainda mais claro a importância de se capacitar cada vez mais pessoas com o objetivo de porporcionar diagnósticos e intervenções precoces e, assim, melhor prognóstico e qualidade de vida.

Com carinho,
@dradeborahkerches @ellenmanfrim_neuropediatra23

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais