Nunca foi tão importante falar sobre Saúde Mental. O aumento de transtornos ansiosos e transtornos de humor, especialmente depressão, entre adolescentes e jovens têm sido significativo nos últimos anos.
A situação torna-se ainda mais preocupante com essa pandemia arrastada – que, já se sabe, agravou e fez surgir muitos quadros relacionados à saúde mental.
Os transtornos de humor já vinham aumentando exponencialmente entre adolescentes e jovens e a pandemia afetou de forma bastante particular esse grupo, assim como aqueles que estão no espectro autista ou que apresentam alguma outra condição do neurodesenvolvimento.
Nossas crianças e adolescentes se viram afastados do ambiente escolar, de terapias (em alguns casos) e do convívio social (tão importantes especialmente nessa fase).
Uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da USP, encerrada em abril 2021, mostrou até agora que, num universo de quase 7 mil crianças e adolescentes (com idade entre 5 e 17 anos), 26% apresentam sintomas clínicos de ansiedade e depressão, ou seja, precisam de atendimento especializado (https://andi.org.br/infancia_midia/saude-mental-de-um-quarto-dos-jovens-piorou-na-pandemia-mostra-pesquisa-da-usp/).
Dessa forma, torna-se mais oportuno do que nunca lançarmos um olhar atento para nossas crianças, nossos adolescentes e jovens, oferecendo apoio sempre que necessário, os suportes que necessitam, oportunizando boas experiências e um ambiente seguro e saudável.
A prática de atividade física se configura como um importante fator de prevenção e combate a transtornos de humor (e outros problemas) entre esse grupo; e, especialmente nesse contexto da pandemia, os exercícios ao ar livre, assim como momentos de lazer, tornam-se grandes aliados.
É muito importante também que os pais/responsáveis estejam atentos à própria saúde mental e não hesitem em buscar ajuda… Estarem bem é pré-requisito para cuidarem da melhor forma dos que amam!