A nutrição nos primeiros anos de vida representa uma oportunidade única de impactar positivamente o futuro de nossos “pequenos” em relação aos mais diversos aprendizados e desenvolvimento global: neuropsicomotor, social, pôndero-estatural, saúde física e mental.
Uma nutrição equilibrada e saudável é a base para o desenvolvimento especialmente durante os primeiros anos de vida, sendo importante também, ao longo da vida.
A nutrição interfere no ganho de peso, no fornecimento de neuronutrientes fundamentais para o desenvolvimento cerebral, na imunidade inata e adaptativa, na maturação da barreira intestinal, favorece o controle metabólico (glicemia, pressão arterial, função tireoidiano, etc) e o desenvolvimento relacional e social, oportunizando momentos prazerosos durante a alimentação.
Segue algumas considerações sobre o papel da nutrição sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida:
✅O peso corporal aumenta 300% no primeiro ano de vida.
✅A altura aumenta 75% nos primeiros 2 anos de vida.
✅O peso do cérebro aumenta 300% nos primeiros 2 anos de vida.
✅Os primeiros mil dias do bebê (em torno de 270 dias da gestação + 720 dias até completar 2 anos) são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral pois neste período os bebês ficam com o dobro de conexões cerebrais e 5 a 10x mais neurônios em comparação a um adulto.
Oferecer uma nutrição adequada para nossos bebês e crianças oportuniza, além do cuidado com sua saúde, afeto e experiências que favorecem o desenvolvimento relacional, emocional e social.