O mundo pede saúde mental”. Esse é o alerta da campanha Janeiro Branco de 2022, que chega, mais uma vez, com o objetivo de colocar em pauta questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental.
É um convite para que possamos estar atentos à nossa própria saúde mental e à dos que nos cercam. Algo necessário no contexto atual, em que os mais diversos impactos gerados pela pandemia ainda estão sendo sentidos.
Nos últimos 2 anos, tivemos perdas, medos, isolamento social, prejuízos financeiros, incertezas, mudanças de planos e de rotina… E cada pessoa, dentro da sua realidade e maneira de lidar com as adversidades, viveu e tem vivenciado esse período de forma particular. Mas, é inegável que houve impacto significativo na saúde mental de inúmeras pessoas, acarretando especialmente em maiores casos de ansiedade e depressão em todo o mundo.
Vivemos atualmente num cenário de maior flexibilização, mas que ainda merece cautela, tanto do ponto de vista do combate à pandemia, quanto no sentido de continuarmos atentos à saúde mental.
🧩Pensando especificamente no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sabemos, aliás, que a saúde mental é uma questão a ser observada e trabalhada constantemente, pois indivíduos com TEA apresentam maior dificuldade em fazer a leitura do ambiente e das pessoas, de se adaptarem e lidarem com o novo, estando mais suscetíveis à ansiedade, depressão, entre outros quadros, bem como seus cuidadores.
➡️Realizar atividades físicas, priorizar momentos de lazer e descanso em família têm sido apontadas, desde o início da pandemia, como importantes ferramentas. Além disso, quando o assunto é saúde mental, o diálogo é essencial!
❇️Que essa campanha nos inspire, ao longo de todo o ano, a estarmos dispostos a falar e ouvir; a nos expressarmos e a e acolhermos os sentimentos dos que nos cercam!
Que possamos ainda estar atentos a tudo aquilo que não é dito, a sinais sutis, a mudanças de comportamento… E que não hesitemos em buscar ajuda profissional sempre que precisarmos ou entendermos que alguém de nossa convivência esteja precisando!