Blog

PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

29/07/2020

Podemos nos comunicar de diversas maneiras e isso permite nos relacionarmos com as pessoas e o mundo ao nosso redor.

No Transtorno do Espectro Autista (TEA), há comprometimento em maior ou menor grau na linguagem receptiva, expressiva e na comunicação social. Não se fazer entender, ter dificuldades em solicitar, expressar desejos e emoções podem causar frustrações, ansiedade, baixa autoestima, comportamentos inapropriados, entre outros.

O PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System), desenvolvido nos EUA por Andy Bondy e Lori Frost, trata-se de um sistema de comunicação aumentativa e/ou alternativa (CAA) para auxiliar pessoas que não são verbais ou que apresentam dificuldades importantes em se expressar verbalmente para que se comuniquem funcionalmente.
O treino com o PECS se dá em 6 fases e deve ser feita após uma boa avaliação do nível de comunicação da pessoa por uma fono especializada e com a participação de todos os envolvidos na sua vida.
Fases: 1. Fazer pedidos através da troca de figuras pelos itens desejados; 2. Ir até a tábua de comunicação, apanhar uma figura, ir a um adulto e entregá-la em sua mão; 3. Discriminar entre as figuras; 4. Solicitar itens utilizando várias palavras em frases simples, fixadas na tábua de comunicação; 5. Responder à pergunta “O que você quer”; 6. Emitir comentários espontâneos (Bondy; Frost, 2001).

O PECS não atrasa a fala e pode inclusive contribuir para o aumento do vocabulário. Pode ser usada precocemente, já com 2 anos de vida, e mesmo aqueles com déficit intelectual podem se beneficiar do uso.

A utilização desse sistema ou outras formas de CAA permite que a pessoa com TEA ou outras condições possa se expressar melhor e ser mais compreendida e, assim, melhorar as interações sociais, diminuir comportamentos inapropriados, bem como melhorar a atenção, independência, rendimento escolar, autoestima e qualidade de vida.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais