Blog

Riscos da exposição excessiva ao ambiente digital

18/01/2021

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já tem alertado, há algum tempo, que as experiências adquiridas por meio das telas, se não forem reguladas, poderão impactar significativamente no comportamento e qualidade de vida de crianças e adolescentes, com consequências até a fase adulta. Os riscos levam em conta desde a exposição a comportamentos de agressividade e de intolerância – manifestados com frequência através de jogos e do ambiente digital como um todo –, até questões físicas propriamente ditas, como transtornos posturais, por exemplo.

São apontados pela SBP, no Manual de orientação #MENOSTELAS #MAISSAÚDE, como principais riscos relacionados à exposição excessiva ao ambiente digital para a saúde física e mental de crianças e adolescentes:

✅ Irritabilidade, agitação psicomotora, ansiedade, fobias, comportamentos agressivos;
✅ Depressão, comportamentos de autoflagelação, maior risco de tentativas e de suicídio;
✅ Sobrecarga sensorial (aumentando o alerta, a excitação cerebral, particularmente em crianças e adolescentes com TEA);
✅ Baixa autoestima;
✅ Déficits atencionais e de aprendizagem;
✅ Distúrbios de sono;
✅ Sedentarismo, sobrepeso e obesidade;
✅ Transtornos da imagem corporal e alimentares, como anorexia e bulimia;
✅ Exacerbação dos sintomas de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
✅ Bullying e cyberbullying;
✅ Maior vulnerabilidade para sequestros, predadores sexuais, pornografia infantil;
✅ Aumento da violência, abusos e fatalidades;
✅ Problemas oftalmológicos;
✅ Problemas auditivos e perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR);
✅ Transtornos posturais e músculo-esqueléticos;
✅ Maior procura e predisposição à dependência de substâncias tóxicas, como nicotina, álcool, substâncias psicoativas, anabolizantes e outros.

Fonte: SBP

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?

Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...

ler mais
Relacionamentos amorosos no TEA

Relacionamentos amorosos no TEA

Os relacionamentos amorosos, para toda e qualquer pessoa, envolvem desafios. Costumam carregar dúvidas e medos, em suas diferentes “etapas”, que vão desde o momento de conhecer alguém até desenvolver intimidade emocional e física para se construir um relacionamento...

ler mais
O que são as janelas de oportunidades?

O que são as janelas de oportunidades?

Os anos iniciais do desenvolvimento, desde a fase intrauterina, estabelecem a arquitetura básica, o funcionamento e a conectividade cerebral, o que impactará no aprendizado de habilidades nas mais diversas áreas ao longo da vida, na cognição, saúde física e qualidade...

ler mais
Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Funções executivas e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Quando nascemos, nosso cérebro não “está pronto”. Através da exposição às inúmeras experiências vamos construindo novas conexões e modificando a estrutura e funcionamento do nosso cérebro, ganhando novos repertórios e habilidades ao longo da vida. No centro dessa...

ler mais
Autismo Regressivo

Autismo Regressivo

O termo Autismo Regressivo refere-se a casos de crianças que apresentavam desenvolvimento motor, da linguagem, cognitivo, social e emocional aparentemente típicos ou muito próximo ao desenvolvimento típico, mas, por volta de 15 a 36 meses, começaram a perder...

ler mais
Poda neural na adolescência e TEA

Poda neural na adolescência e TEA

A poda neural (ou neuronal) é um processo fisiológico geneticamente programado, em que o cérebro, resumidamente, faz uma “limpeza”, “descartando” neurônios e conexões que não estão sendo utilizados, ao mesmo tempo em que fortalece conexões mais utilizadas por ele....

ler mais
Poda neuronal da infância e TEA

Poda neuronal da infância e TEA

Poda neural (ou neuronal) é um tema que constantemente está em pauta nas discussões acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Importante ressaltar que trata-se de um processo fisiológico que ocorre em todos os indivíduos, porém, que tem suas particularidades no...

ler mais