Ser capaz de permanecer sentado é uma importante habilidade de aprendiz, um comportamento pré-requisito para inúmeros aprendizados, incluindo habilidades acadêmicas como leitura e escrita, além de ser um comportamento socialmente relevante.
Precisamos permanecer sentados em inúmeras situações do nosso cotidiano como por exemplo: na sala de aula, no ensino remoto, no carro, na igreja, para se alimentar, brincar, fazer as atividades de um programa de ensino, quer seja estruturado ou naturalístico, até mesmo para usar o vaso sanitário, entre outros.
Crianças com Transtorno do Espectro Autista e/ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outras condições do neurodesenvolvimento, costumam apresentar dificuldades de permanecer sentado.
Esse comportamento pode e deve ser aprendido e deve constar nos programas de ensino individualizados quando a criança não adquiriu esse comportamento. Considera-se que esse comportamento foi instalado na dependência dos objetivos e critérios propostos para cada criança como permanecer sentada durante o período de realização de uma tarefa, permanecer sentada por um período de tempo estabelecido, entre outros.
Devemos esperar que a criança seja capaz de emitir esse comportamento nos mais diversos ambientes e situações sociais.
É importante considerar que para a criança ser capaz de permanecer sentada é necessário que ela tenha boa qualidade motora, tanto em relação ao movimento, quanto postural.