TEA – Dicas para os professores em sala de aula
1- Estar atentos e falar sobre os interesses dos alunos com autismo é uma maneira de obter vínculo, além de possibilitar variação para novos aprendizados.
2- Evitar usar frases com sentido figurado, duplo sentido, metáforas, pois eles podem não compreender ou compreender de maneira literal, o que poderá confundí-los.
3- Usar frases curtas e diretas.
4- Ensinar com exemplos concretos, abstrair costuma ser difícil para pessoas com autismo.
5- Usar pistas visuais e quadros de rotina, quando necessário; pessoas com autismo apresentam maior facilidade em aprender através de pistas visuais.
6- Flexibilizar o tempo para que processem as informações.
7- Evitar distratores, colocar a criança ou adolescente próximo ao professor, na primeira fileira.
8- Elogiar os esforços e reforçar comportamentos adequados.
9- Cuidado para não reforçar comportamentos inapropriados e lembrar que comportamento é comunicação!
10- Adaptar o ambiente de acordo com alterações sensoriais e deixá-lo seguro.
11- Conversar sobre regras e limites de maneira clara.
12- Cuidado com sinais sociais que podem ser difíceis de serem compreendidos por alunos com autismo.
13- Estimular a socialização e inclusão.
14- Dialogar periodicamente com a equipe multiprofissional que o(os) acompanha para que possam traçar um Plano Educacional Individualizado e readequá-lo , quando necessário.
15- Respeitar sempre!
16- Crianças, adolescentes e adultos com autismo podem aprender! Se não estão aprendendo é porque não estão sendo ensinados da maneira adequada às suas particularidades e necessidades.