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Desenvolvimento Neuropsicomotor aos 18 meses e seus sinais de alerta

18/07/2020

Aos 18 meses a criança explora e é curiosa, fala diversas palavras simples (20-40 palavras) e “palavras-frase”(ex. a criança olha para a mamadeira e fala “mamá”, querendo dizer “eu quero mamar”); diz “não” e balança a cabeça; sabe para que serve e usa com função utensílios comuns como telefone, escova, colher; aponta para partes do corpo; faz rabiscos sozinho; segue comandos verbais de 1 passo sem dica; anda sozinho; pode subir degraus, correr; puxa brinquedos enquanto anda; ajuda a se despir e a se vestir; é empático com outras crianças, compartilha atenção, aponta para compartilhar interesses e brincadeiras; pode ter medo de estranhos e situações novas mas não de maneira rígida;
.
Precisamos ficar alerta se a criança aos 18 meses não anda ou anda na ponta dos pés (até os 18 meses, algumas podem andar na ponta dos pés sem ser sinal de alerta); anda de maneira descoordenada; apresenta hipo ou hipertonia e/ou déficits motores, não imita com ou sem dica; não segue instruções mesmo com dica; brinca de maneira não usual; não dá função aos utensílios; não compartilha atenção; não fala pelo menos 6 palavras; não identifica partes do corpo; faz ecolalias; faz estereotipias; não aponta para compartilhar; não percebe ou se importa quando um cuidador sai; apresenta seletividade alimentar; cai com frequência; não tem noção de perigo; é inquieto; tem dificuldade em lidar com mudanças de rotina e frustrações; tem dificuldade em flexibilizar seu comportamento e emoções; apresenta hiper ou hiporresponsividade aos estímulos sensoriais, é buscador oral (leva tudo à boca, lambe); apresenta distúrbios de sono; prefere brincar sozinho; apresenta comportamentos inapropriados de difícil manejo; tem hiperfoco, prejuízos no contato visual; perde habilidades já adquiridas.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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