Aos 3 anos a maioria das crianças é capaz de imitar adultos e crianças da mesma idade; mostrar afeto por amigos sem ser incentivado; consegue revezar em brincadeiras; esperar a vez; demonstrar empatia; entender a ideia de “meu”, “seu”/”sua”; compartilhar interesses e emoções; consegue se separar com facilidade dos cuidadores; colocar e tirar a roupa sozinho; pode até se aborrecer com grandes mudanças de rotina mas não a ponto de ser algo que a desregule; é capaz de seguir instruções de 2 -3 passos; nomear vários objetos comuns; entender o significado de “dentro”, “em cima”, “embaixo”; consegue falar seu próprio nome, idade, às vezes o sexo e falar o nome de um amigo; já é capaz de usar pronomes e alguns plurais; engajar em uma conversa usando 2 a 3 frases; manusear brinquedos com botões, alavancas e partes móveis; brincar de faz de conta com bonecos, animais e pessoas; montar quebra-cabeças com 3 -4 peças; já consegue começar a quantificar (ex. entende o que 2 significa); copiar um círculo com um lápis ou giz-de-cera; virar uma página de um livro por vez; construir torres de + de 6 blocos; abrir e fechar tampas de jarras ou virar a maçaneta da porta; escalar e correr com facilidade; pedalar triciclo; subir e descer escadas, um pé em cada degrau.
.
Precisamos ficar alerta se a criança de 3 anos não relata eventos passados; não tem interesse em compartilhar uma brincadeira, interesse ou emoções; não imita sem dica; não segue comandos com 2 pedidos; não demonstra preocupação; não compreende “meu”, “seu”; apresenta uma fala precária, ecolalias ou não é verbal; cai muito; apresenta déficits motores, alteração de tônus muscular e/ou sialorréia; não manuseia brinquedos ou utensílios simples; não entende instruções simples; não brinca de faz de conta; não imita; não sabe brincar funcional; não interage com os pares; faz estereotipias; não faz contato visual ou tem baixa qualidade no contato visual; perdeu habilidades antes adquiridas.
Como preparar uma criança autista para a volta às aulas?
Como preparar uma criança autista para o início ou volta às aulas? A preparação para o início ou volta às aulas pode ser mais desafiadora entre crianças autistas, levando em conta que essas têm uma necessidade maior de rotina e previsibilidade, e que podem ser...