Blog

Importância da IMITAÇÃO para o aprendizado de HABILIDADES SOCIAIS

24/11/2021

Vocês já ouviram falar sobre a importância da IMITAÇÃO para o aprendizado de HABILIDADES SOCIAIS?🤷🏻‍♀️

➡️Habilidades sociais são comportamentos aprendidos em contato com o meio e que procuram adaptar o indivíduo a seu ambiente. Nossos repertórios comportamentais são, em grande parte, aprendidos pela observação e imitação. Dessa forma, podemos imitar gestos e expressões faciais, ações, sons, fala, comportamentos em geral.

Pensando mais especificamente na infância, é através da imitação que as crianças aprendem a brincar compartilhado, imitam comportamentos sociais (como cumprimentar, dar tchau e muito mais), desenvolvem a teoria da mente, entre outros aprendizados.
Portanto, a IMITAÇÃO É UM PRÉ-REQUISITO ESSENCIAL para a COMUNICAÇÃO SOCIAL e HABILIDADES SOCIAIS, favorecendo assim, a INTERAÇÃO SOCIAL.

Bebês já são capazes de imitar expressões faciais desde muito pequenininhos, o que sugere capacidade de fazer a representação mental das expressões imitadas. A imitação está relacionada em parte aos neurônios-espelho distribuídos em regiões importantes do cérebro, como o córtex pré-motor e áreas de linguagem. Estes neurônios são capazes de simular ou imitar uma ação que estamos vendo e disparam no cérebro, tanto quando desempenhamos uma ação, como quando vemos os outros fazerem.

⚠️Déficits na motivação social e atenção presentes no espectro autista, além de falha na ativação dos neurônios espelho, comprometem a capacidade de imitação em crianças com TEA, impactando negativamente nas interações sociais.

TRABALHAR A IMITAÇÃO DEVE SER UMA PRIORIDADE NO AUTISMO, pois essa habilidade contribuirá para a aquisição de repertórios comportamentais importantes, não só para habilidades sociais, como também, para o desenvolvimento motor, cognitivo, de comunicação e autonomia.

Além de programas de ensino direcionados, podemos (e devemos) ensinar a criança a imitar no seu contexto natural, como em rotinas de jogos, atividades diárias, na escola (ambiente que propicia oportunidades de imitação entre os pares), entre outros.

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Últimas publicações

Transtorno do Espectro Autista na CID-11

Transtorno do Espectro Autista na CID-11

🚨Atualização: No relatório final do site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), não consta o código 6A02.4. site: https://icd.who.int/browse11/l-m/en 🧩Dessa forma constam os seguintes códigos para TEA na CID 11. 6A02 – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)...

ler mais
“O mundo pede saúde mental”

“O mundo pede saúde mental”

O mundo pede saúde mental”. Esse é o alerta da campanha Janeiro Branco de 2022, que chega, mais uma vez, com o objetivo de colocar em pauta questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental. É um convite para que possamos estar atentos à nossa própria saúde mental e...

ler mais

Natal: dicas para crianças com autismo

O período de fim de ano traz à tona aspectos importantes relacionados a particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso porque, acontecimentos e preparativos relacionados às festas de Natal e de Réveillon podem afetar, por diferentes motivos, crianças e...

ler mais
Autismo “leve” X Autismo “severo”

Autismo “leve” X Autismo “severo”

Muitas pessoas com autismo nível 1 (“leve”) relatam o quanto seus desafios costumam ser ignorados ou não valorizados. Isso se aplica ainda mais às meninas e mulheres no espectro nível 1. Da mesma maneira, autistas no nível 3 de suporte (“severo”) podem ter suas...

ler mais
Masking é prejudicial no TEA?

Masking é prejudicial no TEA?

A camuflagem social ou masking envolve um conjunto de estratégias que visam “camuflar”, “mascarar” comportamentos característicos do TEA a fim de se adaptar e atender às expectativas dos mais diversos contextos sociais. A camuflagem social também é uma estratégia...

ler mais
Prematuridade e autismo: existe alguma relação?

Prematuridade e autismo: existe alguma relação?

Muitas pesquisas têm se dedicado a descobrir se o nascimento prematuro contribui de alguma forma para maior risco de autismo, ou, ainda, se prematuridade e autismo podem compartilhar influências genéticas ou ambientais. Um estudo recente, considerado o de maior...

ler mais
O que você sabe sobre gagueira?

O que você sabe sobre gagueira?

A gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que se manifesta na infância, podendo persistir na vida adulta. Até 3-4 anos pode ser considerado disfluência e faz parte do processo da linguagem. Quando persiste ou surge depois dessa idade, merece...

ler mais

Bullying e Transtorno do Espectro Autista

O bullying corresponde à prática de atos intencionais de violência, física ou psicológica, cometidos por um ou mais agressores contra um indivíduo ou grupo. Pode gerar prejuízos significativos na vida de muitas crianças e adolescentes, tendo eles desenvolvimento...

ler mais