Vocês já ouviram falar sobre a importância da IMITAÇÃO para o aprendizado de HABILIDADES SOCIAIS?🤷🏻♀️
➡️Habilidades sociais são comportamentos aprendidos em contato com o meio e que procuram adaptar o indivíduo a seu ambiente. Nossos repertórios comportamentais são, em grande parte, aprendidos pela observação e imitação. Dessa forma, podemos imitar gestos e expressões faciais, ações, sons, fala, comportamentos em geral.
Pensando mais especificamente na infância, é através da imitação que as crianças aprendem a brincar compartilhado, imitam comportamentos sociais (como cumprimentar, dar tchau e muito mais), desenvolvem a teoria da mente, entre outros aprendizados.
Portanto, a IMITAÇÃO É UM PRÉ-REQUISITO ESSENCIAL para a COMUNICAÇÃO SOCIAL e HABILIDADES SOCIAIS, favorecendo assim, a INTERAÇÃO SOCIAL.
Bebês já são capazes de imitar expressões faciais desde muito pequenininhos, o que sugere capacidade de fazer a representação mental das expressões imitadas. A imitação está relacionada em parte aos neurônios-espelho distribuídos em regiões importantes do cérebro, como o córtex pré-motor e áreas de linguagem. Estes neurônios são capazes de simular ou imitar uma ação que estamos vendo e disparam no cérebro, tanto quando desempenhamos uma ação, como quando vemos os outros fazerem.
⚠️Déficits na motivação social e atenção presentes no espectro autista, além de falha na ativação dos neurônios espelho, comprometem a capacidade de imitação em crianças com TEA, impactando negativamente nas interações sociais.
TRABALHAR A IMITAÇÃO DEVE SER UMA PRIORIDADE NO AUTISMO, pois essa habilidade contribuirá para a aquisição de repertórios comportamentais importantes, não só para habilidades sociais, como também, para o desenvolvimento motor, cognitivo, de comunicação e autonomia.
Além de programas de ensino direcionados, podemos (e devemos) ensinar a criança a imitar no seu contexto natural, como em rotinas de jogos, atividades diárias, na escola (ambiente que propicia oportunidades de imitação entre os pares), entre outros.