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Pareamento e Transtorno do Espectro Autista

24/02/2021

O pareamento ou emparelhamento é uma forma de ensinar o reconhecimento visual dos estímulos do mundo. É habilidade fundamental para todas as crianças, já que trabalha questões visuais, perceptivas e cognitivas.
Quando pensamos em particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), fica mais evidente sua importância (por utilizar pistas visuais) em todo processo de aprendizagem, e para ampliar/ fortalecer interações. Não por acaso o pareamento costuma ser uma das primeiras estratégias para se obter o engajamento da criança nas terapias e/ou consultas.

Parear é o ato de combinar e/ou juntar em par, fazer associação. É estimulado através de brincadeiras, menos ou mais complexas, que poderão ser utilizadas em diferentes fases do desenvolvimento, respeitando o nível de compreensão e capacidade da criança.

Parear elementos idênticos (ex. figuras iguais de laranja) estimula o reconhecimento visual de estímulos; já o pareamento de não-idênticos inicia o ensino de categorização (entender que as coisas pertencem a classes, ex. gatos de raças diferentes).

A recomendação é começar com associações simples e ir aumentando a demanda (ex: figura/figura, número/número, objeto real/ figura, figura/palavra, figura/sombra). Mais adiante podem ser trabalhados pareamento de estímulos relacionados para aprender a associar (ex: calça/camisa, sapato/meia, garfo/faca), e ir propondo desafios com comandos mais refinados (ex. separar as fotos de todos os animais da floresta), entre inúmeras possibilidades.

O pareamento é habilidade fundamental também para a alfabetização e demais conceitos acadêmicos. Se a criança não percebe a diferença ou semelhança entre palavras, poderá ter dificuldade na leitura correta e interpretação (ex. bolo/bola). Estimula ainda a concentração e atenção; a coordenação motora fina; amplia o vocabulário; trabalha a habilidade de construir sequência; estimula o raciocínio lógico, além de gerar momentos prazerosos e fortalecer vínculos.

No TEA, em especial, é essencial que as atividades de pareamento gerem motivação e que esforços e acertos sejam sempre elogiados.24

Dra. Deborah Kerches

Dra. Deborah Kerches
Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil
Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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