Aos 6 anos a criança apresenta habilidades de linguagem bem desenvolvidas, sendo capaz de aprender palavras e fazer frases mais complexas o que aumenta a compreensão da informação verbal; pronuncia melhor as palavras, participa de discussões em grupo, toma a sua vez de falar de forma adequada em conversações, diz claramente o que quer e o que não quer fazer, reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada, apresenta melhor memória auditiva, mostra que é capaz de fazer escolhas e que gosta de ser incluída nas decisões que lhe dizem diretamente respeito, gosta de brincar em grupo. A participação em jogos ajuda a promover a sua personalidade (aprende a saber lidar com a timidez, a submissão, a vaidade, a liderança), com a integração na escola, forma novas amizades e aumenta as suas relações, desenvolve novos interesses, começa a ser alfabetizado. É capaz de desempenhar pequenas tarefas como colocar talheres à mesa, ajudar em pequenos cuidados com um irmão mais novo, entre outras. Consegue chutar uma bola em movimento, apresenta boa coordenação motora global e fina, faz boa preensão e pegada no lápis ou caneta.
Fique alerta se a criança de 6 anos não fala ou fala porém não se comunica socialmente, não apresenta intenção ou iniciativa comunicativa ou fala somente de assuntos de interesse, apresenta prejuízos na interação social e no contato visual, faz ecolalias, estereotipias, é literal, tem baixa tolerância a frustrações e à mudanças de rotina, apresenta alterações sensoriais, é desatento, inquieto demais, apresenta dificuldades pedagógicas e alteração de tônus muscular, não executa pequenas tarefas de AVD/s.